Sem dúvidas, o ensino de empreendedorismo pode mudar o país


A educação brasileira tem uma série de problemas que, se fôssemos elencar todos aqui, você precisaria de umas boas horas para ler todos. Um deles, no entanto, nos é muito caro e consideramos muito importante colocar em debate aqui: o desprezo ao tema "empreendedorismo" nas escolas e mesmo nos cursos superiores. Já passou da hora de nossos sistemas educacionais se reinventarem e abrirem espaço para esse assunto. Sem exagero, é o futuro do país que está em jogo.

Não se trata de ocupar o tempo das crianças com planos de negócios e aulas de finanças. Pelo menos não com a complexidade da vida real. Mas trata-se de inserir aos poucos questões relacionadas ao tema e, principalmente, atuar para desenvolver desde cedo uma mentalidade empreendedora, fomentando a capacidade de iniciativa.

Isso não significa transformar as escolas em fábricas de empresários, mas em centros disseminadores de indivíduos proativos, criadores, inovadores. 

Projetos de lei

Já existe no Brasil projetos de lei sobre o assunto e você deve se inteirar deles, bem como de sua tramitação no Congresso. Acesse o site da Câmara e da Assembleia do seu estado e pesquise sobre o tema. Existem projetos tramitando tanto em âmbito federal qual em alguns estados.

Ensino superior

Empreendedorismo é algo que se discute apenas em cursos relacionados à área de negócios e, convenhamos, em muitos casos nem recebe a atenção que merece, perdendo espaço para aulas focadas em questões mais operacionais. Mas pense bem: muitos médicos, dentistas, advogados, engenheiros e outros profissionais abrem seus próprios negócios quando se formam. E o fazem com a cara e a coragem, porque saem da faculdade com pouca ou nenhuma base sobre o assunto.

É fundamental expandir o ensino de empreendedorismo no ensino superior. Capacitar os profissionais das mais variadas áreas significar fomentar a criação de negócios mais inovadores, com gestões mais profissionais e, consequentemente, maiores chances de sucesso.

O Brasil, embora seja um dos países mais empreendedores do mundo, amarga altíssimas taxas de mortalidade empresarial. Sem dúvidas, o ensino de empreendedorismo pode mudar esse cenário.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.