“Todo fracasso traz consigo a semente de um sucesso equivalente ou maior”. Essa frase é de Napoleon Hill, uma das personalidades mais conhecidas quando o assunto é realização pessoal.
Por 20 anos, Napoleon Hill pesquisou e entrevistou mais de seis mil pessoas, entre as mais ricas e poderosas do mundo, para descobrir o que elas tinham em comum. Durante a sua extensa pesquisa, ele descobriu que muitas delas já haviam fracassado, mas fizeram da experiência com o fracasso a possibilidade para o sucesso.
Além disso, atualmente, as coisas andam mudando e quem fracassou não é mais visto como alguém que não deu certo. E, sim, como uma fonte de aprendizado para justamente averiguar o que deu errado e o porquê disso.
No Vale do Silício há a cultura de trazer pessoas que fracassaram em seus negócios para compartilharem suas experiências e, inclusive, fazer parte do time de outro empreendimento. Afinal, elas têm muito a compartilhar.
Você deve estar pensando: mas quem gostaria de fracassar? E a resposta é simples: ninguém! Porém, é preciso estar preparado para que o pior aconteça e há, justamente, formas de tirar proveito disso.
Os 4 benefícios do fracasso
- A derrota revela e quebra maus hábitos, liberando suas energias para um novo começo com melhores hábitos. Porque a energia não pode ser criada, nem destruída e, sim, transferida.
- O fracasso ajuda a gente a refletir sobre a própria vaidade e a arrogância para dar lugar a humildade, abrindo caminho para relacionamentos mais harmoniosos.
- Quando aprendemos com os erros, fazemos um inventário de nossos ativos e passivos, tanto físico como espiritual.
- A derrota fortalece sua força de vontade. Se você trabalhar a mentalidade, é possível encontrar mais motivação para enfrentar os próximos desafios.
Algum dia você vai fracassar
Talvez você não se lembre a primeira vez que fracassou. Provavelmente, foi ainda criança que você conheceu o sabor da derrota. Temos que saber “universalizar” o fracasso e perceber que não é só nos negócios que isso acontece e, sim, em diversas fases da vida. Não passar no vestibular. Bater o carro pela primeira vez. Não conseguir a nota tão desejada no exame. Decepcionar-se com alguém. Tudo isso faz parte do significado mais puro de fracassar.
Minimizando os efeitos do fracasso
Quando algo não acontece da maneira que gostaríamos é preciso fazer duas coisas: identificar o motivo e tomar uma decisão. Por exemplo, utilizando uma situação simples e do cotidiano, quando você não passa em um teste ou exame é preciso averiguar o que causou a reprovação. Reflita: não estudei suficientemente? Quais foram as áreas que me sobressai e as que nem tanto? Eu tinha todas as qualificações? O que devo fazer no próximo ano?
Pondere com tempo sobre as decisões a tomar e procure um caminho a seguir. Isso pode exigir algum pensamento profundo. Ajude a si mesmo
Procure alguém, vá atrás de suporte. Conselho de alguém próximo ou de um profissional ajuda a saber os pontos que erramos.
Procure formas alternativas de conhecimento. Leia mais sobre o assunto. Pesquise na internet. É assim que você irá identificar se a falta de conhecimento levou ao fracasso.
E os sucessos passados?
Quando fracassamos só refletimos a parte ruim e recordamos ainda mais o quanto somos fracassados. Falhar não significa que você não vale nada, ou que você nunca vai conseguir as coisas que deseja. Lembre-se de outras situações que você conquistou o sucesso. Será que antes disso você não havia fracassado?
Gostou das dicas? Que tal conhecer um pouco mais sobre o assunto e ainda aprender com um especialista? Walter Kaltenbach dá uma aula especial sobre o assunto, confira!
Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.