Será que para ser bom em algo você precisa treinar exaustivamente o mesmo mecanismo?


Este artigo foi escrito pela Jéssica Ferraz, Diretora de Acompanhamento Universitários Acima da Média (UAM) e especialista em mídias digitais

Já parou para pensar na padronização de comportamento nos negócios e na vida? Recentemente, estava em um restaurante e os funcionários de repente cantavam alegremente parabéns para você para o cliente que comprovasse que era o seu aniversário, além disso, ganhava algumas regalias especiais de desconto. Era incrível a energia do lugar. Funcionários felizes, gentis e animados. Passaram-se horas e tivemos um mínimo de quatro rodadas de parabéns para você. Faz pensar em qualidade de serviço e mais do que isso, na possibilidade de treinamento e repetição destas atividades em centenas de estabelecimentos daquela rede. Será que para ser bom em algo você precisa treinar exaustivamente o mesmo mecanismo?

E no mundo humano pessoal? Parece que a onda de padronização também ronda. Temos a mania de repetir ações dos pais, amigos e todos aqueles que nos cercam. Tradições são passadas de geração a geração e ainda tem gente que segue a risca todo o movimento. Pessoas compram o mesmo modelo de celular porque está na moda, opinam sobre diversos assuntos se apoiando mais no que a maioria diz e não no que verdadeiramente pensa…

Bem, a questão aqui não é definir se é certo ou errado a situação. A cautela maior é quando você, por exemplo, traça uma meta e a execução é falha, tenta novamente e erra e de novo e de novo, sempre usando a mesma estratégia. Será que a gente deve ter uma cabeça aberta para trocar de estratégia? Estratégias diferentes resultam em resultados diferentes.

A gente está tão apegado ao que nos cerca que fica bem difícil pensar em: O que eu fiz de novo hoje ? De diferente? Será que todo dia a gente aprende algo novo? Isso agrega, abre a mente e nos faz treinar a um ciclo de aprendizagem contínua.

O mesmo vale para situações mais positivas, as vezes existe uma maneira de otimizar ainda mais o trabalho e você está estagnado.

O mundo não para e a avalanche de informações vem de brinde para nós administrarmos. Já ouviu que o exemplo arrasta? Pois é, repetimos, muitas vezes somos imitadores com a nossa forma mais autêntica de ser.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Universitários Acima da Média (UAM)

Somos uma equipe de jovens universitários diferenciados (54 Membros em 15 Estados) ,famintos por conhecimento e conteúdo fora da sala, buscando incansavelmente a mudança dentro de nós, e logo, mudando o mundo. Queremos provocar, inspirar, capacitar e conectar jovens universitários através do desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora