Para quem ainda não está muito habituado ao mundo contábil, os termos que estão no título deste post podem parecer estranhos. Mas se você é empreendedor, precisa conhecê-los. Mesmo que não seja o responsável direto pela contabilidade da empresa, entender essas atividades é indispensável para ter o pleno domínio da gestão do negócio.
Para facilitar um pouco sua vida, separamos aqui definições pontuais sobre cada um desses termos. Mas já adiantamos: não se restrinja a esta leitura. Esse é um assunto que exige aprofundamento e nunca é demais ir atrás de um melhor domínio de questões técnicas.
Vamos às definições:
DRE
A Demonstração de Resultados tem como objetivo mostrar como o resultado líquido do exercício foi formado. Isso é feito por meio do confrontamento das receitas, custos e despesas. Esse documento apresenta um resumo de todos os resultados operacionais em um determinado período e pode ser utilizado como um indicador para auxiliar nas decisões da companhia no âmbito financeiro.
Um detalhe: hoje a DRE é mais conhecida apenas como DR.
BP
A sigla significa Balanço Patrimonial serve para mostrar a situação financeira e patrimonial de uma organização num período específico. Nele são apresentados os ativos (bens e direitos) e passivos (obrigações), bem como o Patrimônio Líquido, obtido a partir da diferença entre o total de ativos e passivos. É no PL que está o capital próprio da organização. Fique atento, porque a visão apresentada pelo BP exibe um retrato estático de um momento muito bem delimitado.
DFC
A Demonstração dos Fluxos de Caixa é um levantamento que tem como função mostrar de que modo aconteceram as movimentações dos recursos disponíveis e como se comportou o Fluxo de Caixa no período em questão. Seu objetivo principal é oferecer subsídios para que a empresa avalie sua capacidade de gerar fluxos de caixa líquidos positivos.
Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com
Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.