Aceleradoras desempenham um papel fundamental em um ecossistema de startups. O papel que essas empresas desempenham vai desde o apoio durante rodadas de investimento, mentoria e acesso a redes de contato até garantir o suporte necessário para que as empresas atinjam o ponto de equilíbrio.
Algumas aceleradoras trabalham com apoio financeiro junto às startups — na verdade, é uma compra de participação que será remunerada futuramente. Sem o apoio de aceleradoras, muitas startups promissoras não passariam dos primeiros anos de vida.
No Brasil e no mundo há várias aceleradoras bem estabelecidas e que fornecem apoio decisivo para empresas em fase inicial. Confira abaixo as cinco mais fortes da cena empreendedoras e como elas estão transformando o ecossistema.
ACE
Com o nome de batismo de Aceleratech, a ACE tem uma longa estrada no mercado empreendedor brasileiro. Fundada por Pedro Waengertner e Mike Ajnsztajn, foi uma das primeiras aceleradoras a atuar no Brasil. Já apoiou mais de 60 startups e conquistou cinco prêmios em apenas cinco anos de vida.
Os dois cabeças da companhia têm larga experiência profissional. Ajnsztajn assumiu a empresa de preservativos Blowtex, então com sete funcionários e à beira da falência, e a transformou na segunda maior empresa do segmento no Brasil. Em 2007, a companhia foi vendida para a Ansell.
Waengertner, já com uma carreira sólida com fundação e venda de startups e como professor de marketing digital da ESPM, se associou a Mike e criaram o Zuppa, primeiro serviço online de reserva de restaurantes do Brasil. Bem sucedido, o site foi vendido para o Peixe Urbano.
Com todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos, os sócios fundaram a Aceleratech, que atualmente oferece cursos online, mentoria, workshops e uma série de benefícios para empreendedores em fase inicial ou de crescimento. Conheça a ACE.
Entenda tudo sobre startups, Growth Hacking e as “empresas unicórnios”
Com o objetivo de ajudar o seu negócio a crescer e se desenvolver, nossa equipe foi mais uma vez ao Vale do Silício conversar com as empresas de alto impacto, como Netflix, Evernote e muitas outras. Pedro Wangertner, fundador da ACE, a maior aceleradora do Brasil, conversou com personalidades como Sean Ellis, criador de termos como Growth Hacking para entender o que faz uma startup crescer tão rápido e qual o segredo para isso. Conheça mais sobre a série!
Startup Farm
Apontada como a maior startup da América Latina, a Startup Farm já ajudou a captar mais de US$ 100 milhões em investimentos para empresas aceleradas. As 247 startups da aceleradora, juntas, têm valor de mercado de US$ 1,1 bilhão. Além de mentoria e apoio em rodadas de investimentos, a Startup Farm tem forte presença em outros países e uma rede de contatos valiosa para novos empreendedores. Conheça a Startup Farma.
21212
Fundada em 2011, a 21212 foi uma das primeiras aceleradoras a operarem em solo brasileiro. Entre os diferenciais oferecidos estão uma ampla rede de contatos no Brasil e nos Estados Unidos, consultoria na área de gestão, tecnologia, negócios, produto e comercial e mentoria. A aceleradora trabalha com um modelo baseado em parceria de longo prazo, mesmo após o término do programa de aceleração. Conheça a 21212.
Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com
Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.