A série Starving conta a história de empreendedores experientes e desbravadores que empreenderam nos Estados Unidos e possuem negócios consolidados. Durante a série você vai conhecer um pouco mais sobre a trajetória deles, os desafios, e compreender que não importa o local onde você está montando a sua empresa, muitas vezes o mais importante e que irá definir o rumo do seu caminho é a visão e propósito com o qual você montou aquele empreendimento. Ao final da série, assistimos a um jantar de pitching em que aprendemos como funciona a dinâmica de apresentação de projetos.
Por que o nome Starving?
Por que escolhemos essa palavra? Em inglês, significa estar faminto. E quem está com muita fome, normalmente vai com tudo, literalmente, pra cima da comida. O mesmo acontece quando falamos de empreender! Aqueles que querem fazer a empresa acontecer, tem que estar preparados para enfrentar os mais diversos desafios e botar para quebrar. Ou seja, tem quer ir “com muita sede ao pote”.
A Série Starving trata exatamente desse sentimento de “estar faminto” e por isso que, no decorrer dos episódios, você assiste e observa o encontro entre esses empreendedores experientes com aqueles que estão iniciando as suas startups e que estão “famintos” para que esses empreendimentos decolem.
Personagens
Agora é o momento de conhecer mais sobre os personagens que compõe a série e que trazem insights valiosos sobre empreendedorismo, gestão de negócios, resiliência, entre tantas outras competências necessárias para um empreendedor.
Empreendedores Experientes
TIM DRAPER
O investidor já aportou negócios como Baidu, Foursquare, SolarCity, SpaceX, Tesla, Twitter e Tumblr. Em 1985, ele criou o fundo Draper Fisher Juvertson e, desde então, vem somando e aumentando o seu portfólio de investimentos, realizando mais de 450 investimentos em mais de 60 cidades. 24 desses aportes resultaram em startups “unicórnios” – empreendimentos avaliados em mais de um bilhão de dólares (na cotação atual, 3,15 bilhões de reais). Para saber mais sobre esses termos, acesse nosso Glossário das Startups.
“Nós achamos que é um dos melhores momentos para ir ao Brasil e criar um ecossistema empreendedor. (…) Um país de turbulência política é uma ótima oportunidade para quem quer testar novas ideias e não ser esmagado pelas regulações. Assim, o país pode dar grandes saltos de progresso”, afirmou o investidor ao portal Exame.
TONY PERKINS
Tony Perkins é o criador e ex-diretor chefe da Revista Red Hering e é CEO da AlwaysOn, uma rede on-line e interativa voltada para a tecnologia. Ele também foi co-autor do livro “Bolha da Internet: dentro do mundo supervalorizado da alta tecnologia” (The Internet Bubble: Inside the Overvalued World of High-Tech Stocks).
“Claramente, informação é muito mais acessível. Você pode usar a expressão “democratização da mídia” porque qualquer pessoa pode começar o próprio blog e contribuir. Mas, na realidade, nós chegamos a um período de ‘infobesidade’. Em outras palavras, como por exemplo, ‘obesidade de informações’” revelou o empresário durante as gravações da série.
DAN PULCRANO
É uma das grandes figuras do Vale do Silício, sendo reconhecido por sua ativa atuação na Internet e em publicações na região. É fundador do grupo responsável pelas revistas Metro Silicon Valley, Santa Cruz Weekly e North Bay Bohemian. Atua desde a década de 90 no desenvolvimento de companhias digitais ou de tecnologia e é especialista em estratégia digital, branding, criação e gestão.
“Eu procuro por um certo tipo de jornalista, que seja compenetrado, que possa escrever bem. Eu não estou muito preocupado com essa questão porque qualquer um que é sério no que faz pode conseguir boas histórias e fazer um belo trabalho. Há tantos recursos e ferramentas nos dias de hoje graças à revolução tecnológica. Para cada fenômeno que aparece há um outro que surge e equilibra as coisas. Se você observar essa centralização e controle de hoje, também perceberá que há um movimento contra isso. A tendência é que as coisas encontrem um equilíbrio natural”.
GARY KREMEN
Como empreendedor e investidor, Gary Kremen possui mais de 25 anos de experiência com startups e companhias em crescimento exponencial. Ele é fundador de diversos empreendimentos, incluindo o site Clean Power Finance e o Match.com, site de encontros que é sucesso nos Estados Unidos e ao redor do mundo. Ele também investe em diversas organizações, entre elas estas as empresas University of California at Merced, Crowdflower, Watersmart Software, entre outras.
“Eu sou um rebelde. É difícil para mim seguir as regras. Eu não sei o que há de errado comigo. Mas, talvez, eu devesse procurar por alguma terapia […]. Muita gente pensa: ‘sexo na Internet, que grande ideia’. Mas não era o que eu estava focado ou pensando naquela época (quando estava montando o site Match.com). O meu foco era proporcionar encontros entre pessoas, criar amor e ser responsável por isso. Mas, sexo fazia parte disso”.
WEDGE MARTIN
É CTO na Vivo Tecnologies, Arqetype, e é mentor na 9 Mile Labs, passando por empresas como IBM e ebay. É uma figura importante e de relevância dentro do Vale do Silício, possuindo mais de 20 anos de experiência em tecnologia e gestão de negócios.
“Eu pensava que todos deveriam ter acesso a internet. Esse era o meu foco e desejo. Eu queria que outras pessoas ficassem fascinadas como eu estava porque eu sabia que algum dia isso seria algo realmente grande”.
Empreendedores iniciantes
DR MAYASARI LIM
Com forte expertise em robótica e tecnologia 3D, é fundadora da SE3D Education, empresa especializada em impressão 3D voltada para o mercado de educação e pesquisa.
CHRISTOPH DRESSEL
É CEO da Kwamecorp e COO em uma agência e uma incubadora chamada Impossible Labs, responsável por elaborar projetos inovadores e de responsabilidade social. Começou a empreender na década de 90 e trabalha com web e plataformas mobile desde então.
EMRAH GULTEKIN
É CEO na Chooch Intelligence Technologies, que é uma empresa focada em descobrir padrões entre pensamento, ações, lugares, eventos e objetos por meio de complexos conjuntos de tecnologia e algoritmos com o objetivo de correlacionar o mundo online com a realidade física.
RICHARD LIN
É CEO da Quantbiome e possui experiência com Gestão de Produto na Five9, além de ter expertise em Economia e Comunicação.
Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.