Tudo começou com um simples tweet, aparentemente despretensioso. Na mensagem, o jovem Carter Wilkerson perguntou ao perfil da rede de fast-food Wendy's quantos retweets ele precisaria conseguir para ganhar um ano de nuggets grátis nas unidades da marca. A empresa respondeu com um desafio: 18 milhões.
Carter topou e foi à luta. Mobilizou a internet e conseguiu muito apoio. Durante dias foi a sensação do país. Só se falava nele em todos os lugares, on e off-line.
Carter não atingiu a meta. Mas conseguiu para a Wendy's uma exposição nunca antes conseguida, nem por ela nem por ninguém, no Twitter e chegou a mais de 3,5 milhões de retweets. O post de Carter foi o mais retweetado da história, batendo a lendária selfie de Ellen DeGeneres no Oscar (inclusive, Carter será entrevistado no programa dela).
A Wendy's resolveu, então, premiar o jovem com um ano de comida grátis. E mais: doou US$ 100 mil à Dave Thomas Foundation for Adoption, entidade sem fins lucrativos que ajuda a encontrar lares para crianças sem família nos EUA e no Canadá.
O que os empreendedores podem aprender com essa história
Ao analisarmos todos os fatores podemos tirar algumas lições valiosas:
- Nuca subestime o poder das redes sociais. Tanto para uma exposição positiva quanto negativa, é preciso estar atento para que o seu cliente tem muito mais voz, se comparado a antigamente, e você deve dar atenção a ele. Muitas marcas, provavelmente, não teriam respondido ao questionamento do jovem. Mas, a marca respondeu, talvez em tom de brincadeira e desacreditando que Carter iria correr atrás dos compartilhamentos.
- Por uma situação ocasional, simples, e sem pretensão, a marca recebeu uma visibilidade imensa. Tornou-se viral, o jovem Carter virou sensação e a Wendy's virou notícia em todo o mundo. Ganhando uma exposição espontânea incrível.
Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.