Quando falamos de empreendedorismo, inovação, disrupção, pensamos logo em cenários modernos, grandes cidades, multinacionais, startups de tecnologia. Mas nem sempre esse é o padrão. Nas pequenas cidades há muitos empreendedores e vários negócios que conquistaram o país partiram de regiões interioranas. A Água Doce Cachaçaria é um exemplo disso. Fundada por Delfino Golfeto literalmente na garagem de casa, em Tupã/SP, hoje é uma grande rede de franquias, que não para de crescer.
Mas, afinal, quais os segredos para construir grandes negócios em pequenas cidades?
1 – Método
A relação empresa/cliente nas pequenas cidades costuma ser mais pessoal, diferente das capitais onde impera a formalidade impessoal. Geralmente o cliente conhece o dono do estabelecimento. O contrato mais confiável é a própria palavra. Tudo bem, assim? Não. Se quiser ser sempre a quitanda da esquina, não tem problema. Pode continuar "pendurando" as contas, anotando as dívidas de cada cliente na boa e velha caderneta. Mas, se quiser crescer, atente-se a isto aqui: tenha métodos claros e definidos, entenda que amigos são amigos e negócios são negócios. Aperfeiçoe seus processos, treine sua equipe, tenha uma gestão financeira eficiente, trabalhe com base em metas.
2 – Fale alto
Não, não é para gritar com seus clientes. Quando dizemos para "falar alto", nos referimos a se fazer ouvir longe. Não é porque você está numa pequena cidade que não precisa ser conhecido fora dela. Principalmente se a expansão estiver nos seus planos. Nesse sentido, a internet é uma grande aliada. Venda sua marca como um atrativo da cidade, fortaleça sua presença e pavimente o caminho para atravessar os muros.
3 – Saiba o que há "lá fora"
Saia da sua cidade sempre que possível. Participe de feiras, eventos, conheça experiências diferentes no seu segmento, analise outros mercados. Saber o que estão fazendo "lá fora" ajuda muito na hora de definir o que fazer "aí dentro".
E então: o que achou das dicas? Deixe seu comentário.
Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.