Quem quer entrar no mundo do empreendedorismo mas não tem muita experiência opta quase sempre por reduzir o risco de fracasso e acumular experiência através de estudos, cursos e pequenos projetos. As formas são várias e uma delas vem conquistando cada vez mais espaço nos últimos anos, o intraempreendedorismo.
Os intraempreendedores trabalham como funcionários em empresas, mas possuem características que os diferenciam dos profissionais tradicionais que atuam dentro da companhia, como maior capacidade de assumir riscos, vender ideias, desenvolver projetos e investir em novidades, desenvolvendo competitividade e know-how com maior segurança e apoio da empresa. Nesta matéria damos dicas de como tornar seus colaboradores empreendedores.
Após absorverem experiência e sentirem mais segurança e maturidade, intraempreendedores costumam sair dos seus casulos e partem para o desenvolvimento de negócios próprios. Nessa história, ambos os lados saem ganhando: a empresa contratante conta com um funcionário dedicado, criativo, apto e prático, enquanto o intraempreendedor pode conquistar maturidade, desenvolver projetos e fazer contatos com maior segurança e suporte da empresa.
Mas para ser um intraempreendedor excepcional é necessário desenvolver algumas habilidades específicas que estão presentes apenas nos empreendedores de alto nível como, por exemplo, visão estratégica e maturidade empresarial, utilizados para convencer gestores sobre seu potencial dentro da empresa, desenvolvendo trabalhos práticos. Ter conhecimento sobre o mercado também é um ponto essencial na construção de um bom intraempreendedor. De nada adianta ter boas ideias se elas não são adequadas para o seu mercado de atuação. Por isso, invista em estudos sobre os hábitos de consumo do seu público-alvo e do comportamento da cultura da sua empresa perante ele.
O mesmo deve ser feito com o seu networking. Este é o momento ideal de fazer contatos, interações e firmar parcerias para projetos atuais e futuros, dentro e fora da empresa na qual você está atuando. Nada de se dedicar exclusivamente e isoladamente ao trabalho a fim de ganhar todo o crédito. Trabalho em equipe é fundamental para intraempreendedores, já que eles não os únicos funcionários de uma empresa formada por várias equipes. Espírito de liderança e disponibilidade podem completar a lista de pré-requisitos essenciais para os intraempreendedores.
Afinal, ser um líder é saber guiar um projeto e uma equipe — por mais arriscado que isso seja. Disponibilidade, por sua vez, é necessário para construir negócios milimetricamente bem planejados e estudados, eliminando a maior quantidade possível de erros e, consequentemente, prejuízos.
Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.