Encontrar os melhores profissionais, os mais adequados às necessidade da empresa, é uma das atividades mais importantes dentro de um negócio. Escolher de maneira errada pode gerar desgastes e impactos sérios ao dia a dia de uma companhia e a seus planos futuros. Por isso, é fundamental acertar nessa hora. E saber as perguntas certas a serem feitas é o primeiro passo. Por isso, elaboramos aqui uma pequena lista com sugestões para você, empreendedor. Confira:
1 – Por que você deve ser contratado?
Esta é a pergunta mais famosa e também a que mais confunde os candidatos. Isso acontece por que muitas vezes as pessoas não pesquisam sobre a vaga. Os recrutadores precisam dessa pergunta por que ajuda a identificar quais os candidatos que estudaram para a entrevista, aqueles que conhecem melhor o cargo e a empresa, sabendo identificar as habilidades exigidas para ocupar a posição.
2 – Fale sobre você
A pergunta de aquecimento é também a mais reveladora. Recrutadores devem observar como os candidatos são capazes de sintetizar o histórico acadêmico e profissional, além de como o funcionário se apresenta.
3 – O que você mudaria em seu último emprego?
Levantando esta questão, é possível avaliar como o funcionário se comporta eticamente em relação ao ambiente de trabalho e ainda sua capacidade de criticar. Fique atento à postura do funcionário, se as críticas são construtivas ou trazem um tom de fofoca à conversa.
4 – Qual foi a decisão mais difícil que você tomou até hoje?
A intenção é avaliar a capacidade de decisão do candidato, a maneira como ele se comportou quando foi confrontado com um problema. Não esqueça de perguntar sobre as consequências das decisões tomadas pelo candidato.
5 – Você seria capaz de explicar o que é Design Thinking para o seu sobrinho de oito anos?
Este é um desafio simples que é capaz de apontar se um candidato é didático e tem um conhecimento sólido sobre o assunto em questão. Você não precisa utilizar necessariamente Design Thinking e pode pedir que ele explique conceitos do marketing e administração ou outros relacionados à vaga.
6 – O que a pessoa que mais te detesta diria sobre a sua personalidade?
Esta é uma variação da tradicional pergunta “Qual o seu maior defeito?”. O candidato precisa destacar um aspecto negativo sobre sua própria personalidade e, se possível, tornar a resposta mais inteligente.
7 – Como você reage quando não concorda com o líder da equipe?
Reconheça nas respostas se você está diante de uma pessoa diplomática e sensata. Funcionários devem saber dialogar com seus líderes e apresentar seus pontos de vista de maneira inteligente, visando sempre o crescimento da empresa. O objetivo do recrutador é verificar como o candidato lida em momentos conflituosos e suas habilidades de negociação.
8 – Com que tipo de pessoa você tem dificuldade de trabalhar?
Outra questão que desafia o candidato a responder de forma diplomática. Complemente perguntando quais as características que ele valoriza em equipes.
9 – O que você faz durante seu tempo livre?
Os hobbies e ocupações de uma pessoa são um reflexo de seu desenvolvimento pessoal e da facilidade que ela tem (ou não) no relacionamento interpessoal.
10 – Conte sobre um momento em que você precisou ser inovador
Peça para que o entrevistado descreva um momento em sua carreira em que precisou abandonar antigos métodos e inovar. Questione também como ele se relaciona com as mídias sociais, por exemplo. Dependendo do tipo de função que ele vai exercer, isso pode ser importante.
Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.