Com a competitividade no mercado atual, abrir e manter um negócio é uma tarefa difícil e que requer conhecimento e habilidade. Alguns conceitos básicos de administração e contabilidade são indispensáveis para quem deseja embarcar nessa missão e garantir a lucratividade de um negócio. O Ponto de Equilíbrio Contábil é um deles: sua compreensão é essencial para gerir uma empresa bem sucedida.
O Ponto de Equilíbrio Contábil de uma empresa é o momento em que o negócio não está gerando lucro nem prejuízo. Ele acontece quando os valores de custos e despesas são iguais ao valor da receita total. Pode ser chamado também de Ponto de Ruptura ou Ponto Crítico.
Saber o Ponto de Equilíbrio Contábil (PEC) de um negócio é muito importante para que níveis de produção possam ser definidos. Com o PEC, é possível estabelecer quantidades e valores necessários para lucrar ou, pelo menos, não ter prejuízo. Ele também permite analisar quando o negócio está numa "zona de perigo", ou seja, gastando acima do faturamento.
O PEC é a base que serve de parâmetro para realizar vendas, compras e determinar que caminhos a empresa deve tomar para aumentar seus lucros. Para calcular o ponto, é preciso levar em conta os custos fixos contábeis da empresa e a Margem de Contribuição Unitária, que é o preço de venda menos os custos variáveis. O cálculo pode ser feito de duas formas: em valores ou quantidades.
O ponto de equilíbrio em valor é calculado dividindo a quantia das despesas fixas pela porcentagem da margem de contribuição. Já o ponto de equilíbrio em quantidades pode ser obtido dividindo o valor das despesas fixas pelo valor da margem de contribuição. O cálculo em quantidades também vale para saber quantos dias de produção em uma empresa são necessários para que as despesas sejam iguais aos lucros.
Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.