Ao longo de minha jornada, tive a sorte de conhecer os mais diversos tipos de negócios – aqueles cuja dependência das “máquinas” era imensa e outros que pouco dependiam delas. Em ambos os casos, as pessoas sempre foram fundamentais para o atingimento dos resultados – no curto, médio e longo prazos.
Por isso, gostaria de reforçar nesse texto a importância de investirmos em nossas equipes. E quando digo “investir” não me refiro exclusivamente a investimento financeiro, não. Eu me refiro a investir tempo, recursos e atenção a uma gestão cuidadosa de nosso time. Afinal de contas, são elas – as pessoas – que contribuem (ou não) para a consecução de um objetivo. Uma equipe motivada tira uma empresa do vermelho. Desmotivada, contribui para o barco afundar.
Em um estudo realizado no ano passado, chamado Empresa dos Sonhos dos Executivos1, os respondentes disseram que esperam de seus empregadores um bom ambiente de trabalho, ética/valores sólidos, autonomia, entre outros. Outra pesquisa também de 2014, a Empresa dos Sonhos dos Jovens2, realizada com estudantes e profissionais em início de carreira, questionou o que esse público espera das empresas. Sabe o que eles responderam? Possibilidade de crescer e se desenvolver profissionalmente, ética/valores sólidos, bom ambiente de trabalho e líderes que realmente desenvolvam suas equipes.
Seja com 17 ou 67 anos, os profissionais têm suas demandas. Algumas são diferentes, claro. Outras, nem tanto. Como líderes de negócios, cabe a nós olharmos atentamente para elas. Se fizermos um bom trabalho, nosso time nos ajudará a remar. Inclusive, em tempos de tormenta.
Para saber mais:
1Empresa dos Sonhos dos Executivos: http://www.dmrh.com.br/ese/resultados2014.html
2Empresa dos Sonhos dos Jovens: http://www.ciadetalentos.com.br/esj/brasil.html
Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.