O colunista enumera as perguntas que o empreendedor deve fazer a si mesmo sobre a plataforma


Um cliente, aqui da Austrália, me fez a seguinte pergunta: como gerar vendas pelo Instagram? Um turbilhão de ideias veio à minha mente, mas resolvi fazer 3 perguntas para ele antes de expor minha opinião.

 
 1. Qual é o seu target market?

Muita gente quer entrar no Instagram porque é popular e está sempre na mídia. Mas, a verdade é que nem todas as empresas vão se beneficiar de uma participação ativa no Instagram. Por exemplo: se o seu negócio é focado em empresas, talvez o LinkedIn seja uma solução mais apropriada. O site Business Insider fez uma pesquisa nos EUA sobre a audiência do Instagram e descobriu que 80% das adolescentes, de família de classe média alta, tem uma conta no Instagram (a pesquisa está em inglês mas aqui vai o link: http://ow.ly/JC2WN). Se você vende sandálias para jovens isso é um excelente insight, mas se o seu foco é direito trabalhista, o Instagram não é a melhor opção para você.

Claro que isso varia de um país para outro, mas se certifique que este é o melhor caminho para sua empresa antes de investir nessa plataforma. 
 
2. Você tem uma estratégia de marketing de conteúdo?

O Instagram é uma plataforma 100% visual. E como você vai engajar os seus seguidores se o seu conteúdo é fraco e pouco interessante? Postar somente por postar não faz diferença nenhuma no seu business. Pense que o Instagram é os 30 segundos que você tem na TV, porém saiba que seu seguidor tem acesso a mais de 100 canais ao mesmo tempo. Se você não agregar valor rápido, ele não vai curtir os seus posts e irá parar de te seguir.

Entendo que você talvez não tenha condição de contratar um designer, fotógrafo ou diretor de arte para fazer os posts. Então aqui vai 4 dicas rápidas para isto:

a) Se estiver usando um Smartphone, tire fotos na horizontal – melhora a qualidade das imagens
b) Use hashtags populares no começo – exemplo: #Selfie é mais popular do que #WillNoInstagram 
c) Não faça somente posts sobre o seu produto/serviço – incorpore elementos da vida se for apropriado
d) Faça uma análise crítica e pergunte-se: o meu cliente vai gostar deste post?
 
 3. O seu site é mobile responsive, ou seja, funciona com celulares? 

Parece óbvio perguntar isso, mas trabalhei com clientes que tinham websites que não funcionavam em smartphones. E eles se perguntavam porque as campanhas de mídia social não estavam dando resultado? As mídias sociais são na sua maioria acessadas via o celular (dá uma olhada no annual report do Facebook: http://ow.ly/JC7vs)   O Facebook é uma plataforma que 80% dos usuários usam por meio do celular. No Instagram esse número chega a quase 100%. Pense nisso, os usuários têm uma ótima experiência no Instagram e aí eles terão que sair desse ambiente agradável e ir para um site onde não se consegue nem ler o logo. Com certeza isso vai afetar as vendas da sua empresa.
 
Tenha a certeza que o seu site funciona bem no celular, passe 10 minutos usando-o em uma plataforma mobile. Se você ficar sem paciência em menos de 10 minutos, pode ter certeza que é hora de fazer um upgrade.
 
Conclusão: se você responder positivamente as 3 perguntas, comece a pensar em como gerar vendas no Instagram.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Will Fernandes

Will Fernandes é empreendedor na área de Marketing Digital em Sydney, Austrália. Will trabalha com PME's, Governos locais e empresas Fortune 500. Will presta consultoria de marketing digital, Pro-Bono, para ONGs e Institutos focados no meio-ambiente, assistência social e erradicação da pobreza.