Mindset é a forma como vemos e interpretamos a vida, como nos comportamos diante dela, com atitudes e pensamentos positivos ou negativos.


Quem não quer ser um investidor de sucesso, acertar naquilo que resolve investir e ter lucro? Sem nenhuma dúvida é o que qualquer pessoa do ramo busca. Mas, além de saber qual seu perfil investidor e conhecer bem as regras do jogo, o que mais pode te levar ao sucesso nesse segmento? A resposta é simples, a sua mentalidade. Para ter sucesso, sua mentalidade ou o seu mindset tem que ser de um investidor de sucesso. 

Como desenvolver a mentalidade de um investidor de sucesso?

Mindset é a forma como vemos e interpretamos a vida, como nos comportamos diante dela, com atitudes e pensamentos positivos ou negativos. Normalmente, as pessoas desenvolvem seus modelos mentais fundamentando-se em quatro pilares: biologia, cultura, linguagem e experiência pessoal.

Programar a mente é, hoje em dia, um assunto mais recorrente do que há algumas décadas. Não é tarefa fácil, mas é possível você focar o seu mindset para aquilo que quer. Mais do que conhecimento técnico, em qualquer área da vida, é preciso saber lidar e dominar as emoções para superar os desafios do próprio subconciente, que adora jogar contra. Quando se trata de investimentos, o lado psicológico tem um peso importante, por isso, a mentalidade é peça fundamental desse jogo.

Para desenvolver isso, é preciso conhecer a mentalidade dos investidores.

  1. Seja fiel ao seu perfil investidor, não exija de si qualidades que não tem. Ou seja, se você é conservador, não se jogue em um investimento arrojado. Vá com calma.
  2. Saiba perder, o investidor tem que ter a capacidade de entender que perder, às vezes, faz parte do jogo. Perdas sempre acontecerão, o importante é ter controle sobre isso.
  3. Controle as emoções, nem a euforia de uma boa jogada, nem a melancolia em uma perda. Para construir uma mentalidade vencedora, essas emoções precisam estar controladas.
  4. Seja analítico. Mais do que apenas números de ganhos e perdas, é preciso calibrar a visão para além disso.
  5. Autoconfiança em excesso, talvez você tenha tido muito sucesso e isso possa impedir de enxergar tudo com clareza. Pés no chão, sempre. A arrogância cega os investidores.
  6. Estude. Não deixe de buscar conhecimento, se atualizar das tendências de mercado, sempre há o que aprender.
  7. Medo. É preciso dosar o medo para ele não te paralisar. O medo pode tirar sua coragem de agir, mesmo quando sabe da sua capacidade.
  8. Ganância. Cuidado para não deixar o afobamento atropelar tudo.
  9. Atenção seletiva. Uma decisão tomada com base emocional faz com que o investidor busque informações que justifiquem a escolha sem fundamento. Nunca deixe de lado a análise técnica.

Um investidor com a mentalidade de sucesso sabe que sempre é preciso ir um pouco além, arriscar um pouco a mais, mas aos poucos, um passo de cada vez. Cada pequena conquista é importante na construção de uma linha crescente de sucesso.

Fixo e progressivo

Com o coaching em alta, os treinadores estão cada vez mais acessíveis para quem quer reprogramar a mente. O mindset tem duas frentes, o fixo e o progressivo.

  1. Fixo – No mindset fixo, a pessoa acredita que suas características básicas como competência e inteligência não são suficientes. É aquilo trazido de tradições, valores e crenças, colocados em nossa mente, que nos impede de tomar decisão, de crescer e evoluir. Quem vive em seu mindset fixo e algo inesperado acontece, entra em desespero porque não tinha se preparado para ocorrências que estão fora de sua gestão.
  2. Progressivo – Já no progressivo, a atividade do cérebro processa o erro e aprende a corrigi-lo, desenvolvendo fortes ligações neurais. As pessoas buscam desenvolver seus potenciais através de seu empenho e estímulo, prática e aprendizado.

Construa sua mentalidade vencedora

Qualquer pessoa pode maximizar a capacidade do cérebro para aprender qualquer coisa e resolver qualquer tipo de situação, basta fazer o condicionamento mental, ou seja, exercitando. Como mudar o seu mindset de fixo para progressivo?

  1. Queira aprender;
  2. Tenha humildade para ser ensinado;
  3. Aproveite as oportunidades que surgirem;
  4. Esteja aberto a críticas;
  5. Acredite em si mesmo. Se você ainda não confia em si mesmo, busque se desenvolver;
  6. Procure pessoas que conseguiram alcançar o que você almeja para se inspirar;
  7. Saiba como transformar suas falhas ou problemas, em lições.

Camila Farani

O estudo de caso da Camila Farani, ‘De frente para o risco’, traz ao aluno do meuSucesso a trajetória dessa investidora consagrada, que ensina sobre a diferença entre um investidor anjo, o venture capitalist e os fundos de investimento. Mais do que isso, o empreendedor precisa conhecer os diferentes tipos de investidores e suas expectativas para que possa estabelecer uma proposta mais alinhada com seus interesses. Enquanto isso, aqueles que investem em empresas ou tem a intenção de investir precisam se conscientizar de suas características e de quais negócios e startups estão mais alinhados com sua estrutura e interesses pessoais.

Conteúdo do estudo de caso 

São seis episódios de um documentário cinematográfico, acompanhado, em cada capítulo, de uma aula com a própria Camila e, ainda, uma aula com especialista. Conteúdo de qualidade e aprofundado. Nas aulas técnicas, o aluno vai aprender, por exemplo:

  1. O poder da inteligência do investidor em uma relação de negócios
  2. Desafios e diferenciais da análise de investimento
  3. Estratégia de investimento: aprenda a construir a sua equação
  4. Maturidade: como a responsabilidade do investidor potencializa os negócios

Não vai ficar de fora e perder tudo sobre investimentos, né? Acesse agora mesmo e comece a estudar! Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias!

Já segue o meuSucesso nas Redes Sociais?

Instagram: @meusucesso