A família toda está em casa, os pais trabalhando, os filhos com as aulas suspensas, avós e ajudantes do lar, afastados também. Ficou de cabelo em pé? Não precisa, com organização e esclarecimento, tudo entra nos eixos.


Diante do atual cenário que vive não só o Brasil, mas o mundo, por conta da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, milhares de trabalhadores foram colocados em home office. Ou seja, estão realizando sua rotina de trabalho de casa. Além disso, as escolas também estão sem aulas e esses pais e mães que trabalham hoje de suas casas, também precisam dar conta de toda a rotina de organização e alimentação, além da carga de trabalho. Como fazer isso de forma produtiva?

Dicas de produtividade em home office

A experiência de trabalhar a partir de casa já é conhecida de algumas pessoas e essa forma de trabalho já vem ganhando território nos últimos anos, mas para a maioria que está vivenciando este momento só agora de forma emergencial, se não tiver organização e planejamento, pode virar uma bagunça e causar muito estresse. Então, vamos ver algumas dicas para que seu trabalho conciliado com o resto da rotina da casa funcione melhor.

  1. Organize uma estação de trabalho dentro da sua casa;
  2. Tenha todas as ferramentas que precisa: internet boa, computador, fones, iluminação, móveis adequados – dentro do possível;
  3. Mantenha a rotina de acordar, se vestir e tomar café da manhã;
  4. Respeite o horário que deve ser cumprido;
  5. Faça pausas e se alongue;
  6. Use a tecnologia a seu favor, faça videochamadas;
  7. Use uma ferramenta de gestão para centralizar as tarefas;
  8. Elimine as distrações – TV, redes sociais e grupos que não sejam relacionados ao trabalho;
  9. Faça um planejamento semanal;
  10. Faça acordos com sua família, todos precisam entender que mesmo em casa, você está trabalhando;
  11. Tenha disciplina com suas metas.

Outra dica interessante é aplicar a regra do 80/20, que fala que 20% das ações levam a 80% dos resultados. Por isso, mapeie quais são esses 20% e concentre-se nas tarefas que geram os 80% dos resultados.

Home office e suspensão escolar

A família toda está em casa, os pais trabalhando, os filhos com as aulas suspensas, avós e ajudantes do lar, afastados também. Ficou de cabelo em pé? Não precisa, com organização e esclarecimento, tudo entra nos eixos. É importante estabelecer, dentro da rotina de trabalho dos pais, um tempo para as crianças. Se pai e mãe estão em casa, ao se revezarem, dá tempo de organizar tudo.

Muitas escolas estão enviando atividades aos alunos, portanto, é preciso estabelecer horários de estudo, inclusive. Por isso, a importância de manter a rotina o mais próximo possível do que é, com horários de acordar, de atividades, de alimentação e de brincadeiras. Por ser uma novidade nunca antes vivida, é no dia a dia, de pura prática, que cada família vai encontrar a melhor forma!

Otimize o tempo que sobrar

Com o tempo poupado do deslocamento, você pode investir em cursos, eventos organizados de forma virtual e muito mais. Enriqueça seu dia trabalhando em home office. Para manter a organização da casa, acorde mais cedo, com o ambiente em ordem, a energia flui melhor e seu trabalho, por consequência, também. O momento atual impôs o home office e com ele veio também o isolamento social.

Por isso, manter as atividades que já existiam no trabalho convencional vai ajudar no seu equilíbrio emocional, e além disso, procure iniciar novas tarefas. Sempre há espaço para inovar. Que tal estudar com o meuSucesso? Aqui você encontra muitas dicas para te ajudar neste momento e daqui pra frente!