Todo empreendedor deve estar atento ao seu produto, serviço e ter em mente o que é preciso para atender à necessidade ou demanda de seu consumidor. Muitas vezes só vamos perceber o que é preciso para o nosso público depois do lançamento do produto, com a vivência e análise de todos os processos do dia a dia.
Nesta semana, lançamos o 4º episódio do Estudo de Caso de Deusmar Queirós que evidenciou a forma como ele implementou o conceito one stop shop na rede de farmácias Pague Menos – que passou a comercializar diversos tipos de produtos desde cosméticos até remédios. Graças a sua estratégia, o empreendedor foi expandindo o negócio e implementando mais de 800 pontos de vendas no Brasil todo.
E você, o que faz para saber qual a necessidade do seu cliente? O que faz com que o seu consumidor queira consumir o seu produto/serviço?
A equipe do meuSucesso.com assistiu ao episódio desta semana e separou alguns insights importantes em relação a como analisar qual a necessidade do seu cliente. Confira:
Aumente ou diminua a cartilha de produtos ou serviços oferecidos
É importante saber analisar o que a sua clientela está procurando quando compra seu produto, serviço e qual foi o motivo que a levou até a sua loja – por exemplo, se foi indicação ou mora perto.
Saber todas essas informações irá ajudar você a expandir ou reduzir o que é ofertado. Tudo depende do que estamos vendendo. De que adianta oferecer mais de 10 tipos de opções se somente cinco delas tem uma saída que compensa o valor investido. Muitos restaurantes optam por cardápios dinâmicos, rápidos, com poucas opções e alguns combos para facilitar o tempo de escolha do cliente e oferecer um atendimento mais rápido.
No entanto, muitas vezes compensa aumentar os serviços oferecidos e, assim, captar o maior número de pessoas possíveis. Tudo vai depender da sua área de atuação e o tipo de público. No caso da Pague Menos, o conceito de one stop shop foi o xeque-mate em relação à concorrência. As farmácias da rede passaram a comercializar produtos de vários segmentos, cosméticos, itens de higiene pessoal, refrigerante e até a aceitar o pagamento de conta de luz e fazer a recarga do vale transporte. Mais pessoas passaram a frequentar as lojas para pagar as contas de casa e com isso houve um aumento natural do consumo dentro das farmácias da Pague Menos. No Estudo de Caso de Deusmar Queirós, você confere como o empreendedor lidou com a lei que delimita os itens vendidos nas farmácias.
Monitore o comportamento de seu cliente e ofereça um atendimento que permita isso
Há diversas formas de analisar o comportamento de seu cliente e entender o que faz você performar ou não. É muito importante ter isso em mente porque sabendo os fatores que dão certo, e os que nem tanto, ajuda você a aprimorar a sua empresa. Se você possui um negócio digital há ferramentas que monitoram o comportamento do usuário, como por exemplo o Google Analytics, entre outras.
Pesquisas de satisfação são muito importantes também, seja de um produto ou de uma campanha promocional, e funcionam muito bem em qualquer tipo de negócio.
Se você atua de forma física, como por exemplo um ponto de venda, o ideal é investir em um atendimento aberto a críticas. Oriente seus funcionários a sempre perguntarem o que fez o cliente vir até a loja, se foi indicação, se mora perto. Crie também uma relação com quem já é consumidor fiel e pergunte a ele o que o faz voltar. Lembre-se: uma empresa não vive só de clientes novos, como também pode vir a falecer se só tiver os mesmos consumidores de sempre.
Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.