A vitória no empreendedorismo tem um significado super importante e pode ser a definição da coroação de um negócio, de que ele deu certo!


O dia 8 de maio é marcado no calendário do mundo ocidental por ser o dia da vitória. A data foi instaurada como forma de homenagear o fim da Segunda Guerra Mundial.

O que significa a vitória? Essa resposta todo mundo sabe! É a ação ou ato de sair vencedor, de triunfar sobre algo, alguém, algum inimigo, oponente. Vencer no empreendedorismo tem um significado super importante e pode ser a definição da coroação de um negócio, um sinônimo de que ele deu certo, de que a ideia que saiu do papel tomou forma e se concretizou.

Ideias vitoriosas precisam ter consistência e persistência, delineando qual a melhor estratégia para se atingir o objetivo final. Se prestarmos atenção, perceberemos que os exemplos que nos rodeiam fazem diferença, pois sempre há pessoas e empresas que nos inspiram durante nossas vidas.

De quantas vitórias é feito um empreendedor?

Desde o instante em que tem uma ideia até o momento em que encontra seu ponto de equilíbrio, por quantas vitórias esse empreendedor passa? Cada conquista dele deve ser notada e celebrada, quem decide entrar nessa vida, de empreendedor, merece reparar em todo seu esforço em fazer um negócio dar certo, e dar certo no sentido de funcionar, ter um propósito claro, agregar valor e, principalmente, dar lucro! Afinal, ninguém inicia um negócio sem esperar que, o quanto antes, ele possa dar lucro.

Até esse momento em que as contas fecham no azul, em que o fluxo de caixa está redondo, em que seu planejamento se cumpre, em que as metas são atingidas, quantas vitórias são contabilizadas?

  1. Quando um empreendedor faz a sua primeira venda, essa é a sua primeira grande vitória: seu produto foi aceito;
  2. Quando um empreendedor tem seu produto ou serviço indicado por quem já usou, essa é também uma grande vitória, o boca a boca ainda é considerado uma excelente ferramenta de divulgação com credibilidade. Ninguém indica algo que não goste ou confie;
  3. Quando você passa a ter uma procura orgânica, é uma vitória do seu negócio, sinal de que ele deu certo, e que as pessoas estão mesmo procurando sua empresa pelo o que ela oferece;
  4. Quando seu produto se encontra bem posicionado no mercado, apesar da concorrência de preço – essa é uma vitória grandiosa;
  5. Quando você pode observar que seu negócio está crescendo acima do planejado, essa vitória é do empreendedor, resultado de muito trabalho. Pode comemorar!

Histórias de vitória no empreendedorismo

O meuSucesso traz em sua plataforma histórias incríveis de pessoas comuns, que se tornaram empreendedores, saíram do zero e levantaram empresas milionárias. São cases que inspiram, que injetam no empreendedor iniciante ânimo para que siga em frente, para que supere o medo e se vista de coragem para enfrentar os obstáculos que o empreendedorismo impõe.

  1. Flávio Augusto – a trajetória desse grande empresário brasileiro motiva uma legião de seguidores que acompanham! Flávio é carioca, nascido e criado no Jabour (periferia do Rio de Janeiro), foi cedo em busca de mudar a sua história e construiu vários empreendimentos de sucesso. Hoje está no comando do Orlando City – clube americano de futebol e do grupo Wiser Educação. Conheça os caminhos percorridos por ele no documentário produzido pelo meuSucesso. 
  2. Elói Davilaesse empreendedor coleciona vitórias dentro da sua carreira. Uma infância difícil e dolorosa, mas ele foi atrás da sua vitória. Criou a Flytour, empresa líder em emissão de bilhetes aéreos na América Latina. Um menino que dormiu na rua, mas seu espírito empreendedor o levou a ser um empresário de faturamento bilionário. Uma história maravilhosa, com certeza com muitos ensinamentos para você, empreendedor. Não deixe de assistir ao documentário de Elói Davila.
  3. Geraldo Rufino  – A história de Geraldo Rufino é emocionante. Ele já foi catador de lixo e hoje, é dono da pioneira e maior empresa de reciclagem de caminhões do Brasil. Rufino é um dos exemplos de quem enxergou numa crise a oportunidade e fundou a JR Diesel. Iniciou carreira no Playcenter aos 14 anos como como office boy, em 1985 criou sua empresa e lá se vão 35 anos de mercado e já chegou a faturar 50 milhões de reais em um ano. Vem conferir!

Aline W de Paula