Saber analisar cenários e planejar ações que permitam fazer a gestão de riscos continuamente é super importante em qualquer momento, não só na crise.


Todo e qualquer negócio, de qualquer segmento tem a possibilidade de riscos. Pequenos, grandes, com pouca ou muita probabilidade de acontecer. Por isso, a gestão de riscos é tão importante em uma empresa, e nada mais é do que planejar de que forma minimizar os impactos causados dentro de uma organização. Os riscos de uma empresa precisam de um plano de ação desenhado para que a equipe destinada a isso, quando houver, esteja preparada para enfrentar da melhor forma possível.

A crise da Covid-19 chegou e pegou todos de surpresa, mesmo os mais preparados, não estavam prontos e sequer poderiam imaginar os desdobramentos de algo nessa magnitude. Ter um planejamento para se antecipar aos impactos dessa crise é o sonho de todo empreendedor, mas essa realidade está distante para a maioria, que simplesmente vai sobrevivendo no empreendedorismo. O coronavírus chegou como um tsunami, a pergunta é, como a economia global vai estar quando ele terminar de ‘passar’.

Análise de cenários

Para executar uma gestão de riscos, planejar e observar o mercado dentro de uma perspectiva do que pode acontecer, pode ser feito de várias formas, e uma das maneiras é usando uma ferramenta de análise macro ambiental. A análise Pestel:

Political (Política)

Economic (Econômico)

Social (Social)

Technological (Tecnológico)

Environmental (Ambiental)

Legal (Legal)

Análise Pestel

Essa análise é feita com base em seis ambientes, e é preciso monitorar, claro, com o foco no seu empreendimento e na sua área de atuação, porque eles podem ter influências nos negócios. Conforme descrito acima, começando pelo ambiente político, que é tudo aquilo que pode acontecer ou pode impactar baseado nas movimentações políticas ou em legislações novas. O ambiente econômico considera como as movimentações desse setor podem influenciar o mercado. O ambiente social e suas tendências afetam o comportamento da sociedade e pode gerar novas demandas. Tecnológico, esse ambiente também precisa ser acompanhado, pois considera como as evoluções dessa área podem transformar processos e produtos/serviços. No aspecto ambiental, se considera como a sustentabilidade pode determinar as preferências do cliente. Já no ambiente legal, é considerado o que as leis, principalmente tributárias e trabalhistas, podem impor ao setor.

Saber analisar cenários para identificar sinais de mudanças de comportamento que podem impactar a organização e planejar ações que permitam gerenciar esses riscos continuamente é super importante tanto para o momento atual quanto para o futuro. Na nova série do meuSucesso, ‘Plano de Contingência’, tem uma aula específica sobre como analisar os cenários para se antecipar aos riscos e como fazer toda a aplicação da análise Pestel.

Gerenciar riscos

Vale lembrar que os últimos anos não foram fáceis para o empreendedor brasileiro, principalmente no triênio 2014, 2015, 2016 e, embora a expectativa econômica fosse melhor para 2020, poucos eram os empresários que entraram nessa fase com uma boa retaguarda financeira para enfrentar esse momento inesperado, de coronavírus.

Para fazer um levantamento de gerenciamento de riscos, são cinco passos:

  1. Identificar os riscos: levantamento de todos os riscos internos e externos;
  2. Classificar os riscos: risco natural, social, cultural, processo, humano, tecnológico;
  3. Avaliar os riscos: probabilidade X severidade X impacto;
  4. Tratar os riscos: evitar, reduzir, compartilhar, aceitar;
  5. Monitorar os riscos: auditoria para acompanhar a probabilidade de sinistralidade.

Ter uma equipe de projetos para tocar a gestão de riscos é o ideal, mas muitos empreendedores trabalham ainda sozinhos em seus negócios, mas, mesmo assim, é importante que esse empreendedor pare e escreva os seus riscos, os riscos do seu negócio, para mensurá-los e para que possa deixar registrado, pois na correria do dia a dia, isso pode passar batido. As dicas são do professor Marcos Bedendo que explica o passo a passo de como fazer uma matriz de riscos, na série ‘Plano de Contingência’.

E se o risco vier a acontecer, como lidar com ele? Para saber mais, acesse a nova série do meuSucesso e aprenda com a gente. A série está inserida neste exato momento econômico global, em que todo o planeta enfrenta a pandemia de coronavírus. Não fique de fora, experimente grátis por 7 dias.

Aline W de Paula