Spin-off se tornou uma tendência e um dos motivos é justamente a necessidade de oferecer respostas rápidas às vontades de novos consumidores com produtos ou serviços que estão fora do seu core business.


Se você é um leitor assíduo do blog do meuSucesso, com certeza já viu por aqui a frase famosa do Flávio Augusto, idealizador e fundador desta plataforma, que ‘estabilidade não existe’. O ano de 2020 veio para balançar as estruturas daqueles mais firmes e por isso, a inovação é uma saída para muitas empresas. Não somente a inovação, mas a forma como ela é feita. Inovar não quer dizer inventar algo novo, mas sim, buscar novas formas de fazer algo. Mais do que isso, a inovação sistêmica é aquela que faz com que o meio se modifique em torno da sua aplicabilidade, ou seja, todo um contexto precisa ser mudado para que a inovação seja implementada.

O que tudo isso tem a ver com o título deste artigo, que tratará sobre um outro conceito, o spin-off – que é quando um novo negócio surge de dentro da uma empresa, e pode surgir como um braço para atender uma demanda que não existia, ou algo que sua atividade principal não consegue absorver? Tudo, porque uma coisa está ligada à outra. Para uma nova empresa surgir de uma empresa-mãe, com certeza ela passou por um processo de inovação.

Spin-off se tornou uma tendência e um dos motivos é justamente a necessidade de oferecer respostas rápidas às vontades de novos consumidores com produtos ou serviços que estão fora do seu core business.

Como criar uma spin-off?

Essa possibilidade surge a partir da identificação, uma dor do mercado, encontrar qual problema você irá resolver que a sua empresa atual não consegue, é seu primeiro passo. A partir daí, é preciso:

  1. Definir um modelo de negócio e isso envolve estratégias de produto, preço, público-alvo;
  2. Definir e estruturar a equipe que irá trabalhar no lançamento da empresa spin-off;
  3. Como qualquer empresa, é preciso desenhar um planejamento com objetivos e metas, plataformas de atuação e, também, formas de medir resultados;
  4. Com tudo isso estruturado, hora da execução!

Vantagens da spin-off

Existem várias vantagens na criação de uma empresa spin-off, começando pela possibilidade de desenvolvimento da mão de obra interna, colaboradores que se destacam ganham a oportunidade de crescimento com a abertura de uma nova empresa. Além disso, as spin-offs são flexíveis em sua estrutura, dinâmicas e com possibilidades de crescimento com menos custo empregado no desenvolvimento das ações. Esse tipo de negócio tende a ser menos oneroso, tanto da visão econômica quanto da cultura organizacional.

A empresa que resultou no spin-off agrega experiência e conhecimento de mercado da empresa-mãe, que ganha mais competitividade no mercado por navegar em novos mares.

Quer receber mais conteúdos como esse? Assine a nossa newsletter, é grátis! Toda semana enviamos os artigos para que você não fique de fora de nada do mundo do empreendedorismo, do mundo dos negócios!

Você pode aprender sobre spin-off com o novo estudo de caso do meuSucesso.com, que traz a história de Alexandre Frankel, fundador da Vitacon e que, há poucos anos, criou uma spin-off a partir de uma demanda do mercado em que já atuava. A primeira tentativa do empreender foi criar um departamento na empresa mas por perceber a alta escalabilidade do negócio, foi criada, então, a spin-off, a Housi, a partir da sua primeira empresa. Uma história de sucesso que ensina o aluno por meio de seus acertos, e exemplifica de que forma é possível aplicar essa estratégia a partir de tentativas e erros até chegar no sucesso absoluto com crescimento acelerado e a chegada de grandes fundos de investimentos. Há uma aula exclusiva programada sobre esse tema, com o especialista Fábio Veras. Você não pode perder, assista e aprenda com (Des)construção.

Aline W de Paula