Há alguns dias publiquei um texto aqui no meuSucesso.com falando sobre os 3 pilares do sucesso nas mídias. Estes 3 pilares são constituídos pela Mídia Própria, Mídia Paga e Mídia Orgânica. Hoje quero iniciar uma série explorando melhor cada um desses pilares. Como tudo começa com sua presença online, hoje vamos falar sobre Mídia Própria.
O que é Mídia Própria? Mídia Própria pode ser definida por todo o conteúdo que sua empresa produz. Seja um vídeo no YouTube, um post em seu blog, uma foto no Instagram uma frase no Facebook. Tudo o que ela gera é considerado Mídia Própria. Por que? Porque é um conteúdo próprio, gerado, moderado e compartilhado pela empresa.
Antes de qualquer coisa: quem é seu público? Essa é uma dúvida extremamente comum, por isso, quero compartilhar com você algumas ideias de conteúdo que você pode gerar para o seu negócio. Mas, antes de falar das possibilidades de conteúdo, é importante lembrar de algo fundamental: quem é seu público?
Por que isso é importante? Porque sem saber com quem você está falando, qual a linguagem, os problemas e soluções que seus clientes desejam, mesmo que você produza o melhor conteúdo, isso não vai funcionar, pois não é isso o que eles querem.
Que tipo de conteúdo minha empresa pode produzir?
Nem sempre é fácil encontrar conteúdo para produzir, certo? Por isso, apostar em alguns modelos pode ser uma boa forma de sair do zero e começar a produzir seus primeiros conteúdos, seja em vídeo ou texto, você quem escolhe.
Costumo dividir os tipos de conteúdo em 3 grupos. São 3 grupos com tipos de posts diferentes e com foco em objetivos específicos. A seguir compartilho com você 2 tipos de posts de cada grupo.
Grupo 1
Seja útil: Estas ideias de posts vão ajudar seu negócio a se posicionar no mercado como uma autoridade em seu nicho.
a) Listas: as pessoas adoram listas. Pense em formas de “resumir” algo para as pessoas. Elas vão adorar.
Exemplo: 5 melhores aplicativos para manter a forma, 10 lugares para visitar antes dos 30 anos, 7 motivos para se inscrever no MeuSucesso hoje.
b) Como fazer: Ensine as pessoas a fazer algo que você saiba. Isso vai mostrar que você entende do assunto e é prestativo querendo ajuda-las.
Exemplo: “Como fazer tapioca”, “Como comprar dólares”, “Como economizar dinheiro em tempos de crise usando 3 dicas estranhas”, “Como declarar o Imposto de Renda”.
Grupo 2
Seja generoso: Uma das formas mais simples de aumentar suas visitas e audiência é promover outras pessoas. Quando você promove essas pessoas, elas promovem você.
a) Melhores do mercado: faça lista com os maiores nomes de pessoas do seu mercado. Divulgue o excelente trabalho que elas fazem para sua audiência.
Exemplo: Os melhores profissionais de Marketing Digital para acompanhar no Facebook. As melhores franquias para trabalhar em casa.
b) Dica de especialista: peça para algum especialista em seu segmento, especialmente se ele for bem conhecido, que ele dê uma dica sobre algum tema.
Exemplo: O maior erro financeiro que você pode estar cometendo por Gustavo Cerbasi. Sandro Magaldi dá dicas de como ser um empreendedor de sucesso.
Grupo 3
Seja promocional: Algumas empresas usam seus blogs e mídias sociais para promoverem seus negócios. Isso pode ser muito bom para educar seu mercado.
a) Comparação: Se você tem um ou mais produtos parecidos, produza um conteúdo comparativo e mostre para quem cada produto se encaixa.
Exemplo: Imóvel comercial ou residencial: qual a melhor opção para investir de acordo com seu perfil. Yoga ou Pilates: qual a melhor opção para gestantes.
Esses são alguns exemplos de conteúdo que você pode começar a produzir hoje mesmo. Cada um deles será uma forma de engajar sua audiência e produzir a deseja Mídia Orgânica, tema do nosso próximo texto.
Até lá, compartilhe comigo nos comentários: “Qual a sua maior dificuldade para gerar conteúdo na Internet?