Não é fácil superar um momento complexo como o período pandêmico que estamos vivendo. Nem os otimistas, tampouco os menos afetados, podem afirmar que está sendo fácil. Não está! Por mais que uma empresa não esteja sofrendo, se ela está crescendo é sinal que se reinventou, trocou de trilhos ou mudou os planos e tudo isso com muito trabalho. Não tem almoço grátis. A verdade é que, independentemente do tamanho do seu negócio, se ele é tradicional ou startup e em que pé ele está agora, é preciso olhar pra frente e pensar no amanhã.
Olhar para o futuro com base em planejamento é algo que as empresas mais tradicionais podem aprender com as startups. Toda startup tem em sua cultura a inovação e a transformação. O aprendizado contínuo também um ponto forte e para enfrentar um momento como o atual, é fundamental buscar aprender e aceitar as mudanças que irão acontecer. Tudo em uma startup é acelerado. Quantas empresas não precisaram acelerar pra já mudanças que viriam somente em alguns anos?
É totalmente característico dessas empresas testar produtos e serviços novos. Se você está passando por um momento de reinvenção, espelhe-se em uma startup. Incentive sua equipe a compartilhar ideias! Minimize os erros, estimule as ideias, sejam grandes ou pequenas.
Startups são engajadas em tecnologia, o que você pode aprender com isso? O uso correto de dados, por exemplo, por meio do big data, pode estimular o crescimento e impulsionar mais acertos nas tomadas de decisão que, certamente, vão resultar em crescimento.
Apesar de ser exemplo a ser seguido em alguns aspectos pelas companhias mais tradicionais, o momento atual é de apreensão no mundo das startups, por conta da economia desestabilizada no que diz respeito ao setor de fundos de investimentos. Mas, nem tudo é motivo para pânico visto que, em muitos setores, há crescimento. Como todo o mercado, alguns serão mais afetados que outros, uns vão crescer e outros não vão sobreviver. Mas, vale lembrar que o espírito das startups é de inovação e elas têm uma capacidade de adaptação muito maior que as empresas tradicionais.
Mais do que nunca é a hora de ser inovador, buscar soluções criativas e estudar muito! Para mergulhar no mundo das startups, nossa equipe foi até o Vale do Silício conversar com especialistas, empresários e experts no assunto que contaram para gente o que é preciso fazer para ser uma “empresa unicórnio”, que são aquelas que em pouco tempo faturam milhões. Toda essa pesquisa gerou a série Go N’ Grow, que visa trazer conhecimento a você que quer alavancar a sua startup.
Além da Go N’ Grow, outras séries com o tema foram produzidas no Vale do Silício pelo meuSucesso, como a série Starving, em inglês, significa estar faminto. E quem está com muita fome, normalmente vai com tudo pra cima da comida. O mesmo acontece quando falamos de empreender! Aqueles que querem fazer a empresa acontecer, tem que estar preparados para enfrentar os mais diversos desafios e botar para quebrar. Comece a estudar agora mesmo! Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias!
Aline W de Paula