Inconformado por natureza e apaixonado pelo que faz, o novo protagonista do meuSucesso é movido pelo desejo de transformar o país pela educação.


A busca por trazer conteúdos incríveis que possam, de fato, impactar na trajetória empreendedora dos alunos do meuSucesso é constante. E, por isso, mais um documentário chega em breve com uma história cheia de viradas. O novo estudo de caso do meuSucesso traz Daniel Castanho, um empreendedor de 45 anos que é um sonhador, curioso, fundador e atual presidente do conselho da Ânima, um dos maiores grupos educacionais privados do país, com cerca de 140 mil alunos espalhados em cinco estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Paraná. Inconformado por natureza e apaixonado pelo que faz, o novo protagonista é movido pelo desejo de transformar o país pela educação.

Ele trouxe ao setor da educação um novo modelo de atuação e liderança, pautado pelo crescimento a partir de recorrentes aquisições de empresas em situação delicada. E esta forma de gestão tornou o grupo e Daniel reconhecidos por desempenharem as chamadas viradas, com competência, alicerçadas em planos de negócios adequados, alinhamento com os times e visão de futuro. A estratégia de turnaround é uma potencial alternativa para promover a perenidade das empresas, especialmente por reestruturá-las em momentos críticos. Por isso, ao longo das seis semanas do estudo de caso, a plataforma trará os elementos essenciais que constituem esse método.

Ao todo, são seis episódios e com o estudo de caso de Daniel Castanho, o aluno vai aprender a:

  1. Desenvolver as competências de gestor de turnaround;
  2. Estruturar processos para o mapeamento dos problemas;
  3. Mapear as fases do turnaround para o negócio;
  4. Elementos essenciais para estabelecer uma cultura de controle e governança;
  5. Implementar a gestão de custos para identificar cortes essenciais;
  6. Priorizar esforços para realizar ações assertivas;
  7. Gerenciar o turnaround como ativo de marca e reputação;
  8. Desenvolver as competências da liderança em situações de recuperação.

Turnaround

O turnaround pode ser considerado um método que visa elevar uma empresa a um patamar de crescimento sustentável e que, para tanto, requer um alto engajamento no sentido de movimentar esforços para sua reinvenção. Ele transcende a ideia de plano de contingência, pois não é algo pontual, muito menos concentrado em questões específicas da organização.

Seis semanas de estudo de caso

Entenda a estrutura do curso que será lançado no dia 27 de julho e trará um conteúdo rico e relevante para empreendedores que pretendem reinventar seus negócios. O aluno vai estudar sobre o mercado de educação, turnaround, cultura maker, empreendedorismo, viradas de empresas, tecnologia, cultura de controle, governança, crise, aquisições e fusões, recuperação, estratégia, negócio, liderança e muito mais! Confira o cronograma do estudo de caso de Daniel Castanho:

EPISÓDIO 1 – Fé e perseverança

ENSINA 1 – O perfil maker do empreendedor

FIRST CLASS 1 – Aspectos comportamentais do gestor de grandes viradas

EPISÓDIO 2 – O primeiro turnaround

ENSINA 2 – Desenvolvendo a transformação cultural em uma empresa em declínio

FIRST CLASS 2 – Como analisar a empresa para mapear o turnaround

EPISÓDIO 3 – Trilhando caminhos

ENSINA 3 – Erros e desafios de um processo de recuperação de empresas

FIRST CLASS 3 – Como planejar a reestruturação

EPISÓDIO 4 – Ponto alto

ENSINA 4 – A inteligência por trás da Ânima Educação

FIRST CLASS 4 – Gestão estratégica: como executar uma virada de sucesso

EPISÓDIO 5 – Do apogeu à queda

ENSINA 5 – Quem é o líder em processos de turnaround

FIRST CLASS 5 – Como exercer a liderança efetiva em grandes viradas

EPISÓDIO 6 – Tempo fértil

ENSINA 6 – O papel estratégico da gestão de tendências

FIRST CLASS 6 – Gestão pós-turnaround: como blindar a empresa para o futuro.

Com certeza é um grande estudo de caso que tem muito a agregar aos empreendedores. Você não vai ficar de fora dessa estreia, não é mesmo?