O ano de 2020 foi desafiador para os empresários, e quando a crise chega não dá pra ficar chorando o leite derramado, é preciso agir com planejamento, ter mentalidade empreendedora. Mais do que ação é preciso saber o que fazer e de que forma, por isso, aprender com quem está atuando dessa forma no mercado pode auxiliar quem ainda está perdido tentando entender o atual momento global. Lidar com uma crise exige, entre outras atitudes, muito planejamento estratégico por parte do empreendedor, seja ele micro, médio ou grande.
Ações de venda
A pandemia da Covid-19 já dura meses e o Natal não é a primeira data comercial importante que os empreendedores precisaram repensar a estratégia de vendas, a Páscoa já teve um grande impacto. Para esse ano, a Kopenhagen esperava ter sua maior venda de todos os tempos, mas com todas as lojas fechadas em abril, Renata Vichi, da Kopenhagen, reinventou as estratégias e conseguiu salvar as vendas com agilidade e muito planejamento.
De lá para cá, meses se passaram e agora, às vésperas do Natal e com os números de infecção por coronavírus novamente em alta, as empresas viram seu faturamento de dezembro em risco. Novamente, Renata Vichi buscou alternativas para mudar a perspectiva de vendas de toda a sua rede, apoiando seus franqueados para que o Natal tenha, sim, saldo positivo. A estrategista formatou, junto à sua equipe, um evento natalino totalmente digital e, com investimento, buscou aumentar o faturamento do Natal em 10% em relação a 2019. O evento, em formato de live, contou com a presença de vários artistas brasileiros, além de um pocket show.
Entendendo que o Natal é uma data com muita sinergia com o DNA da marca, todo ano o Natal Kopenhagen traz uma magia única para as celebrações em todo o país. Em 2019, por exemplo, reuniu cerca de 40 mil pessoas em uma parada de Natal no bairro Jardins, em São Paulo. Nesse ano, o desafio era criar o mesmo impacto dentro das novas condições e limitações sociais.
A alternativa para manter a presença da marca e continuar inovando foi criar a conexão ao vivo, mantendo a essência de espetáculo anteriormente criado, mas agora dentro do novo formato digital. Para criar o ambiente de experiências, o papel de celebridades durante o evento foi fundamental.
Como resultado do evento, foram 392k acessos e 66k visualizações com mais de 86k interações. A busca por Kopenhagen no dia da live atingiu uma alta histórica, segundo os dados do Google Trends.
“Até o dia 3 de dezembro vínhamos em linha com o sell trought de 2019. Com a live abrimos uma importante diferença de 5 pontos percentuais.” Comenta Renata Vichi sobre os resultados. São 34% de sell trought contra os 29% do ano passado.
No e-commerce, o crescimento aconteceu de forma muito significativa. O faturamento dos 4 dias (sexta a terça) foi de 872k (100% acima da meta).
Conhecida por ser uma estrategista, Renata Vichi se destaca por implementar soluções que ultrapassam obstáculos e que mantém uma visão estratégica mesmo em períodos desafiadores.
É interessante observar todas as ações da marca e como a empreendedora está antenada ao momento e ao mercado.
Estudo de caso Renata Vichi, da Kopenhagen
Vale a pena estudar com a atual CEO do Grupo CRM, que engloba as marcas Kopenhagen, Brasil Cacau e Lindt do Brasil. O aluno e empreendedor que está em busca de insights para aplicar de forma prática na sua própria gestão de negócio, vai encontrar muito sobre planejamento estratégico, entendendo de que forma ela aplica a estratégia no dia a dia dos negócios. Aliar estratégia e gestão se torna o grande desafio para as empresas na busca de criação de valor e de resultados significativos.
Esse Estudo de Caso mostra como a liderança é desenvolvida e como a visão pode ser aperfeiçoada. Aprende como uma grande mente igual a de Renata Vichi trabalha, ajuda a pensar em novas estratégias e soluções para os seus próprios desafios. Que tal se aprofundar mais e começar hoje a ver o case de sucesso de Renata Vichi com 7 dias grátis?
Aline W de Paula