A trajetória do fundador da Vitacon e da Housi foi marcada por muita perseverança, inquietação e mentalidade disruptiva. Venha descobrir como o jovem Alexandre Frankel inovou no mercado conservador da construção civil e como você pode aprender com ele.


A trajetória de Alexandre Frankel pode ser definida em três pilares: modelo de negócio disruptivo, transformação digital e inovação sistêmica. Filho mais velho de três irmãos, ele frequentava os negócios da família para deixar sua mãe cuidando dos menores. Desde pequeno, acompanhava a loja de roupas dos avós paternos e a loja de móveis da fábrica Lafer, de seu outro avô.

Nos finais de semana, participava dos plantões de vendas de apartamentos na empresa de construção civil em que seu pai trabalhava. Nessas experiências, Alexandre começou a desenvolver seu tino comercial e empreendedor. A inquietude e o perfil self-made man (alguém cujo sucesso estava dentro de si próprio, sem depender de fatores externos) transformaram Alexandre no que ele é hoje: fundador e CEO da Vitacon (líder de na área de construção especializada em erguer apartamentos compactos) e da Housi (seu novo projeto lançado em 2019 que aposta em moradia on demand). 

A carreira de sucesso de Alexandre Frankel

A carreira de sucesso no empreendedorismo começou no segundo ano da faculdade de engenharia civil, quando Frankel tinha 19 anos. Aproveitando o boom da tecnologia, Alexandre queria desenvolver um projeto que desafiasse os grandes players e fosse relacionado ao entretenimento digital. Foi então que surgiu a Banana Games. Junto com seu sócio, Araken, a empresa produziu uma série de games para multinacionais, como Microsoft, Intel e TV Globo. 

Pouco tempo depois, Frankel vendeu a Banana Games e iniciou a atuação oficial no ramo da construção, sua vocação. Até os 30 anos, ele tornou-se investidor de diversos empreendimentos, mas sempre com a inquietação de mudar o mercado.

Nas palavras do próprio Alexandre, ele “ficava inconformado como não tinha nada melhor em um mercado evoluído como o nosso. Sempre acreditei que as pessoas queriam viver diferente. Dava para oferecer mais do que caixas de sapato, beges e distantes do trabalho das pessoas.”

Foi o momento da incubação da ideia da Vitacon: como aliar design, facilidades e inteligência de espaços? A resposta de Alexandre foi desenvolver sua área de atuação em bairros nobres de São Paulo a fim de levar prédios comerciais a bairros comerciais e vice-versa, tendo a mobilidade das pessoas em mente. Além disso, o conceito da Vitacon foi apostar em apartamentos compactos com a metragem quadrada otimizada, ou seja, ambientes funcionais em pequenos espaços.

A mente inquieta e disruptiva de Frankel não para por aí. Em 2019, Alexandre deu mais um passo ousado no mercado tradicional da construção civil com o lançamento do Housi. A plataforma digital de locação e gestão de imóveis permite a flexibilização da duração de estadia. É a aposta de moradia por assinatura, em que você pode assinar e cancelar o contrato de aluguel quando quiser, evitando a necessidade de lidar com burocracias. 

Além de se arriscar em modelos de negócios disruptivos, na transformação digital e na inovação sistêmica (visão estratégica que contempla todos os níveis da organização, como pessoas, processos e parcerias), Alexandre contou com outro fator importante: a visão holística.

Esse exercício de observar o todo permite entender que o todo é composto por pequenas partes. Com essa visão, as tomadas de decisão focam na abrangência global e não em especificidades. A partir disso, o gestor consegue ter definições mais claras, conscientes e produtivas com foco nas soluções e resultados.

Ao aliar os três pilares da trajetória de Alexandre à sua visão holística, o resultado não poderia ser outro: o sucesso do empreendedor no mercado da construção civil ao fortalecer o posicionamento da Vitacon e criar barreiras de entrada para outros players. 

Tudo isso é apenas a ponta do iceberg de conhecimento que Alexandre pode transmitir aos novos empreendedores. Como expandir negócios, como criar novos mercados e quais são as competências de um empreendedor inovador são outros aprendizados que Alexandre ministra no seu Estudo de Caso, (Des)construção.

O conteúdo foi construído com qualidade de produção no estilo documental, a fim de catalogar a vida e a conquista do fundador da Vitacon e da Housi, além de compartilhar os grandes aprendizados que o empreendedor teve ao longo da vida. Não perca tempo e venha fazer parte do meuSucesso.