Adriana Barbosa tem 43 anos, é mãe e tem em seu DNA a marca do empreendedorismo da sua família.


O que leva uma pessoa a empreender? Tem quem siga por esse caminho por pura aptidão, por querer ser dono do próprio negócio, por falta de opção ou por necessidade. Esse é o caso da próxima protagonista do meuSucesso, que traz consigo em sua trajetória toda a raça de uma mulher que precisou enfrentar muitas barreiras em seu caminho para chegar onde está hoje e colocar em destaque o empreendedorismo negro. Depois de 20 anos trabalhando muito, Adriana Barbosa venceu ‘Na cara e na coragem’ e essa história incrível você vai acompanhar aqui na plataforma.

Quem é Adriana Barbosa?

Criadora da Feira Preta e também CEO da PretaHub, Adriana Barbosa é uma mulher de negócios que representa muito bem o empreendedorismo feminino e aprendeu desde cedo a lidar com a escassez de recursos para atingir seus objetivos. Nascida em uma família matriarcal humilde, sempre sonhou em criar condições para fortalecer o empreendedorismo da periferia, mas teve que enfrentar a falta de oportunidades, o preconceito racial e seus problemas de autoaceitação. Apesar disso,  ela se tornou uma das 51 personalidades negras mais influentes do mundo pela Most Influential People of African Descent, o MIPAD. Esse prêmio, Adriana  recebeu no ano de 2017, em Nova Iorque, em um momento histórico de sua carreira. E isso tudo aconteceu após um 2016 marcado por uma quebra do negócio e, foi por meio de uma vaquinha, que ela conseguiu recursos financeiros para marcar presença na celebração.  

Adriana tem 43 anos, é mãe e tem em seu DNA a marca do empreendedorismo da sua família. Quando criança, ela já ajudava na venda de salgados e, para compor a renda da casa, começou cedo a trabalhar. Após passar por alguns empregos, decidiu montar um brechó e ao participar de feiras, percebeu uma oportunidade: a feira poderia ser o espaço de exposição de produtos e produtores negros.

Começou sua jornada sem experiência e sem recursos na área em que resolveu empreender e criou a Feira Preta no início dos anos 2000, com o objetivo de dar voz à cultura afro na capital paulista envolvendo artesanato, música, vestuário, cultura, comida e muito mais. Este ano, a Feira Preta completará 20 edições. Altos e baixos permearam essas duas décadas, com direito a prejuízos, quebra e muitas dificuldades. Em 2020, o coronavírus bagunçou tudo, motivou a inovação e Adriana precisou transformar a feira presencial que atraía milhares de visitantes em um evento 100% digital. Como desistir não faz parte da vida dela, a virada aconteceu e ela atraiu mais de 1 milhão de visitas para a feira virtual. A sevirologia, que nada mais é que dar um jeito e fazer acontecer, esteve presente na trajetória de Adriana e ela tem muito a ensinar sobre isso.

Estudo de caso

Lembrando que, para aprender sobre como empreender na escassez de recursos a partir da trajetória de Adriana Barbosa, você conta com 6 módulos divididos em: 6 episódios documentais, 6 aulas com a empreendedora, 6 aulas com especialistas, 6 live classes, 12 exercícios práticos para aplicação no mundo real e uma atividade especial de conclusão. Ao longo dessa jornada de estudos, o aluno vai aprender:

  1. Soluções iniciais de negócios com poucos recursos;
  2. Estratégias de monetização para escalar;
  3. Construção de redes de valor;
  4. A inteligência adaptativa do gestor;
  5. Orientações para o crescimento sustentável;
  6. Conexões digitais: oportunidades para potencializar o negócio.

A partir dessa divisão, a trilha de estudos vai ser assim:

MÓDULO 1 – Soluções iniciais de negócios com poucos recursos

EP 1: A arte de se virar.

AULA COM EMPREENDEDOR 1: O adeus à sevirologia: primeiros passos do empreendedorismo.

AULA COM ESPECIALISTA 1: Como começar um negócio do zero na escassez: da ideia aos primeiros resultados.

LIVECLASS 1: Jornada da Trilha Empreendedora | Etapa 1: Explorando a atitude empreendedora.

MÓDULO 2 – Estratégias de monetização para escalar

EP 2: Método amplificado.

AULA COM EMPREENDEDOR 2: O modelo de negociação de Adriana: como vender o seu projeto.

AULA COM ESPECIALISTA 2: Como definir o seu modelo de monetização para profissionalizar o negócio.

LIVECLASS 2: Jornada da trilha empreendedora – Etapa 2: Encontrando um método para rentabilizar projetos em fase inicial.

MÓDULO 3 – Construção de redes de valor

EP 3: (Des)perrengues.

AULA COM EMPREENDEDOR 3: A estratégia e o cenário por trás da Feira Preta.

AULA COM ESPECIALISTA 3: Como ganhar escala: a criação de valor em redes.

LIVECLASS 3: Jornada da trilha empreendedora – Etapa 3: Estratégias de comunicação para engajamento e construção de redes.

MÓDULO 4 – A inteligência adaptativa do gestor

EP 4: O reconhecimento.

AULA COM EMPREENDEDOR 4: A empreendedora na crise: reflexões da líder Adriana Barbosa.

AULA COM ESPECIALISTA 4: Como avaliar e agir diante dos riscos do crescimento do negócio.

LIVECLASS 4: Jornada da trilha empreendedora – Etapa 4: Quebrei: a inteligência emocional como solução para os insucessos.

MÓDULO 5 – Orientações para o crescimento sustentável

EP 5: (In)Constante vanguarda.

AULA COM EMPREENDEDOR 5: Propósito x sustentação financeira: o case PretaHub. 

AULA COM ESPECIALISTA 5: Como gerir negócios rentáveis de alto impacto.

LIVECLASS 5: Jornada da trilha empreendedora – Etapa 5: Como fortalecer o negócio com lucratividade e propósito. 

MÓDULO 6 – Conexões digitais: oportunidades para potencializar o negócio

EP 6: No reduto digital.

AULA COM EMPREENDEDOR 6: A reinvenção da Feira Preta: uma estratégia digital.

AULA COM ESPECIALISTA 6: Como digitalizar seu modelo de negócio com poucos recursos.

LIVECLASS 6: Jornada da trilha empreendedora – Etapa 6: Como levar seu modelo de negócio para o digital com baixos investimentos.

Histórias que trazem experiências reais, vivências do dia a dia do empreendedor, o enfrentamento das crises, a resolução dos problemas e muitos insights. Muitas vezes o que  encoraja alguém a dar o primeiro passo é se inspirar em uma história real, de sucesso. E pra você, o que está faltando para dar o pontapé inicial no seu negócio? Se for uma história rica em superação, abra contagem regressiva, porque ‘Na cara e na coragem’ vai, com certeza, te dar uma verdadeira injeção de ânimo para começar do zero. No ar a partir do dia 22 de fevereiro! É pra anotar na agenda e não perder nenhum detalhe. Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias!

Aline W de Paula