Como lidar com uma concorrência que a todo tempo te desafia? Entenda como a Korin lida com a competitividade diariamente.


O que você faz quando enxerga que o mercado já está saturado por grandes players? Será que a sustentabilidade pode assegurar vantagens competitivas? Para Reginaldo Morikawa, a sustentabilidade é fundamental em cenários com uma ampla concentração de produtos ou serviços similares. Porém, mais do que isso, ele ressalta um elemento indispensável à Korin: a constante busca pelo desenvolvimento de novas tecnologias e processos cada vez mais sustentáveis e atentos às necessidades da sociedade. 

Aspectos que favorecem a competitividade

Em sua última aula do estudo de caso “Futuro Presente”, Reginaldo fala sobre alguns aspectos que favorecem a competitividade diante da concorrência. Uma delas é a característica de pioneirismo da Korin: Ou você quer ser pioneiro ou você quer enfrentar concorrentes. E o pioneiro não enfrenta concorrentes? Sim, ele enfrenta concorrentes. Mas ele enfrenta com a capacidade de estar dois passos à frente”, afirma o CEO.

Isso é algo de que Morikawa se orgulha na Korin: eles sempre estão trazendo novidades. Porém, não conseguem fazer com que a concorrência deixe de copiá-los. Ultimamente, diversas empresas têm seguido o modelo de produtos da Korin, inclusive grandes organizações com muito mais recursos e market share. Mesmo que, para a maioria das empresas, isso possa comprometer ou dificultar as vendas, Reginaldo enxerga como sendo algo positivo: “É um prazer para nós termos a concorrência adotando produtos semelhantes aos nossos, em alguns casos, produtos muito próximos ou até idênticos, no caso dos orgânicos, mas obviamente que a Korin, nesse momento, precisa se reinventar. (…) E assim é a sustentabilidade. Porque nós queremos que nossos processos não sejam privados.”

Como a Korin enfrenta a concorrência

O método da Korin de não enfrentar a concorrência é muito peculiar no mercado, pois trata-se de uma estratégia alinhada ao propósito da marca, a filosofia de propagar os ideais sustentáveis a um número maior de adeptos. Mas aí você pode se perguntar: “se a Korin não se incomoda da concorrência copiar seus produtos, como ela se mantém no mercado? O que faz os clientes manterem-se fiéis à marca?”. Em sua aula, Morikawa conta com mais detalhes, mas o princípio dessas respostas consiste no quanto você investe em inovação e pioneirismo e na forma como mantém o engajamento dos clientes com a marca – aspectos que podem ser potencializados com a sustentabilidade.

E você, como tem incorporado a sustentabilidade para destacar-se diante da concorrência? Aprenda mais sobre esse tema com Reginaldo Morikawa, um CEO que vive a sustentabilidade nos negócios há mais de 25 anos. Assista o estudo de caso “Futuro Presente” em meuSucesso.