Empreendedorismo

Ame seu trabalho, trabalhe para o que você adora e mude o mundo

7/01/2015 • por Paulo Campos

Não espere para se arrepender do que você deixou de fazer

Começo de ano sempre é uma oportunidade para colocar a leitura em dia. Um dos livros das férias que considero inspirador foi “Comece algo que faça a diferença” de Blake Mycoskie (Editora Voo) fundador e CEO da TOMS Shoes, empresa que doa um par de sapatos a uma criança necessitada a cada par de sapato vendido, ou seja, o conceito “one for one” começa a ganhar espaço e já é uma referência para os empreendedores.

O que é mais importante para você? Ganhar dinheiro, trabalhar com o que você ama ou se dedicar a causas que lhe inspiram? A surpreendente história do livro mostra que você não precisa escolher - e assim terá mais sucesso. Por sinal a definição de sucesso está mudando e cada vez mais sua definição ampliou-se para incluir uma contribuição ao mundo e, ainda, trabalhar e viver nos seus próprios termos.

O livro fornece seis dicas que irão desafia-lo a olhar para o seu negócio e sua vida de uma perspectiva diferente: ele ensina que ter uma história pode ser a parte mais importante do seu novo empreendimento; que o medo pode ser útil, que ter vastos recursos não é tão crucial quanto poderia imaginar; que a simplicidade é um objetivo central em empreendimentos de sucesso; que confiança é a premissa de toda empresa; e, finalmente, que doar pode ser o melhor investimento a ser feito.

Um bom começo, para esse ano que se inicia, é você responder a 3 perguntas que Blake faz as pessoas que têm interesse em abrir um negócio próprio:

1.Se não tivesse que se preocupar com dinheiro, o que faria com o seu tempo?
2.Que tipo de trabalho gostaria de fazer?
3.Para que causa você trabalharia?

Aqui vai uma dicaduka do Mark Twain - pseudônimo de Samuel Langhorne Clemens, primeiro grande escritor do oeste dos Estados Unidos: daqui a vinte anos você ficará mais desapontado pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Então, solte a âncora. Navegue para longe do seu porto seguro. Deixe os ventos soprarem suas velas. Explore. Sonhe. Descubra.

Um abraço e até breve!

Comentários

Quem escreve

Paulo Campos

Professor em Insper

Tem 20 anos de experiência em soluções de aprendizagem (Ensinar, Aprender e Liderar). Desde 2000 já realizou mais de 1.800 palestras para 80 mil pessoas nos temas relacionados ao comportamento humano nas áreas de liderança, aprendizado de adultos e gestão de pessoas. É Mestre em Psicologia da Educação/PUC, Pós-graduado em Marketing e Comunicação/ESPM.