Operações

5 franquias brasileiras de sucesso

23/04/2014 • por meuSucesso .com

Hoje já são quase 3 mil redes no país, responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos

O mercado brasileiro de franquias é o maior da América Latina. Com um desempenho excepcional, o segmento manteve um ritmo de crescimento nos últimos 10 anos muito acima da economia. Para se ter uma ideia, em 2013, enquanto o PIB do Brasil ficou em 2,3%, o do setor de franchising foi de 11,9%. Hoje já são quase 3 mil redes no país, responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos.

Nesse contexto, algumas companhias genuinamente brasileiras se destacam, não somente pela quantidade de unidades ou faturamento, mas também pela inovação, força da marca, internacionalização e diversos outros fatores. Entre tantas, separamos aqui cinco que conseguiram bastante sucesso e têm particularidades que as destacam em seus mercados.

Via Uno

A rede de lojas especializadas na venda de sapatos e acessórios Via Uno não costuma aparecer nas primeiras posições dos rankings de maiores franquias do Brasil ou que mais faturam no país. Mas ela foi apontada por uma pesquisa da Fundação Dom Cabral como a franquia brasileira mais internacionalizada. Para tanto, foram consideradas variáveis como unidades franqueadas no exterior, unidades próprias e receitas. A rede está presente em 25 países.

Localiza

Entre 1973, quando foi fundada, e 2013, a Localiza – quase que literalmente – mudou de um fusquinha para uma Mercedes. A empresa de aluguel de carros começou com uma frota de seis fuscas e hoje sua rede tem uma receita líquida de mais de R$ 3 bilhões. Com mais de 500 unidades, distribuídas em nove países, ela se consolidou como a maior rede do gênero na América Latina.

O Boticário

A rede especializada em perfumes e cosméticos pode se orgulhar de ser a soberana do franchising brasileiro. Ela é a que tem mais unidades e a que mais fatura no país. Somente no ano passado foram abertas 221 lojas da marca, elevando o total a 3.691. E as perspectivas de crescimento são altamente positivas. O custo de uma franquia da rede não está entre os maiores e gira em torno de R$ 150 mil.

Wise Up

Uma das maiores redes de escolas de inglês do Brasil, ela se destaca em seu setor por seu método pioneiro de ensino do idioma para adultos, segmento no qual é líder. Com esse diferencial e uma qualidade inquestionável de seus cursos, a companhia conquistou diversos países da América Latina, a exemplo de Colômbia e México, além de China e EUA, com cerca de 100 unidades. Em 2013 o Ometz Group, ao qual a rede pertence, foi vendido à Abril Educação, passando a compor um dos maiores grupos educacionais do país.

Doutor Resolve

Fundada em 2010, a rede de franquias especializadas em serviços de manutenção e reparos de imóveis está entre as que mais cresceram nos últimos anos. Hoje ela conta com 550 unidades, sendo 111 no exterior. Com um modelo de negócio até então pouco popular no Brasil, a companhia conseguiu construir uma marca forte e vem mantendo um ritmo de crescimento alto.

Conteúdo desenvolvido pelo Administradores.com exclusivo para o meuSucesso.com

Comentários