Marketing

Cross-selling e up-selling: o que são e como usar em sua empresa

21/09/2016 • por meuSucesso .com

Sua empresa também pode usar esses recursos com inteligência

Os termos não são dos mais populares, mas, com certeza, você já viu alguma ação desse tipo na prática. Muitos comuns no varejo, essas estratégias têm ajudado muitas empresas a venderem mais e também pode ajudar a sua.

Antes de tudo, vamos às definições:

Cross-selling – Oferta de produtos complementares aos que o cliente está comprando.

Up-selling – Oferecer, por um valor maior, vantagens e diferenciais do tipo premium ao cliente quando ele está comprando um produto ou contratando um serviço.

Na prática, são exemplos disso os combos do McDonald's e os produtos relacionados nos sites de e-commerce. Mas será que isso só se aplica a grandes negócios?

Não, sua empresa também pode usar esses recursos com inteligência. Aqui, separamos algumas dicas para auxiliar você a traçar uma estratégia eficiente nesse campo:

Simplicidade

Para que as ofertas tenham efetividade, seja objetivo e facilite ao máximo a vida do cliente no momento da tomada de decisão. Criar dezenas de passos e condições só atrapalha. Os exemplos do McDonald's são muito claros nesse sentido: quer comprar apenas o sanduíche, o valor é X. Leve o combo completo pagando apenas mais poucos reais. Ou: pague mais um real e leve um combo grande no lugar de um médio.

Entregue valor

Não tente usar o cross-selling para se livrar de produtos encalhados. O cliente espera por algo de valor. Sua oferta precisa estar alinhada com o que a pessoa está comprando naquele momento.

Não deslize nos custos

Ações de cross-selling e up-selling precisam ser bem sedimentadas do ponto de vista financeiro. Tenha muito cuidado para não oferecer vantagens que seu negócio não vai conseguir cobrir.

Premium é premium, sem enrolação

Ao oferecer uma modalidade premium de um produto ou serviço, certifique-se e valide com antecedência. Não adianta acrescentar um brinde e dizer que é um grande diferencial. 

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Experimente por 7 dias grátis

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários