Equipe de uma startup trabalhando no modelo de negócio
Empreendedorismo

Startups: o que é esse modelo de negócio? [conceitos e definições]

21/02/2017 • por meuSucesso .com

Empreendedores de startups, em geral, têm um forte background técnico. Além disso, o termo está relacionado a escalabilidade

O nome é autoexplicativo. Startups são empresas que partem de um estágio inicial com pouquíssimos ativos e baixo investimento (start) e têm um forte potencial de escalabilidade (up). Muitas dessas empresas aproveitaram a mudança de eixo provocada pela popularização de tecnologias para uso pessoal, como Google e Facebook.

Portanto, startups originalmente têm em comum esses três aspectos:

  1. começam quase do zero (financiadas pelo salário dos fundadores ou com alguns investimentos externos)
  2. atingem uma vasta gama de clientes ignorados pelos grandes competidores
  3. oferecem soluções -- quase sempre serviços -- baseadas em tecnologia e internet.

Empreendedores de startups, em geral, têm um forte background técnico e alta especialização em áreas como desenvolvimento e engenharia de software. Não por acaso, o paraíso das startups é o Vale do Silício, região nos Estados Unidos que concentra universidades, empresas e centros tecnológicos de ponta.

A Startup Enxuta

Eric Ries, autor do clássico "A Startup Enxuta", aponta outro elemento característico desse tipo de empresa: o modo de produção. Como são negócios que começam com poucos recursos, o foco deve ser completo no produto e no diferencial que ele pode proporcionar. Daí surgem terminologias como MVP (mínimo produto viável) e pivot.

Ao contrário de negócios tradicionais, as startups não deixam o produto lustrando antes de lançar no mercado. O perfeccionismo das indústrias tradicionais dá lugar ao "feito é melhor do que perfeito". A ideia é lançar um produto e criar a tendência. Em seguida, a partir do feedback, são implementadas melhorias.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Experimente por 7 dias grátis

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários