Na imagem, jovem cria logomarca da empresa
Marketing

Dicas essenciais na hora de criar a marca da sua empresa

2/05/2018 • por meuSucesso .com

Não tente tornar simples demais um processo que deve ser mais complexo. Nesta matéria trazemos dicas importantes do que fazer e o que não fazer na hora de criar marca da sua empresa

Quando você cria um negócio, há vários aspectos – objetivos e subjetivos – que o compõem: seus produtos ou serviços, o público, sua missão, visão e valores, seu posicionamento. Tudo isso precisa ser representado em um único lugar: sua logomarca. Então, não tente tornar simples demais um processo que deve ser mais complexo, se você realmente quer construir algo diferenciado no mercado, precisa ser ativo na construção da sua marca!

Abaixo, listamos algumas coisas que você deve levar em consideração no processo de criação da sua logo e outras que deve evitar. Além disso, se você quer mais dicas de como aprender a construir a proposta de valor do seu negócio, veja também o artigo de nosso professor Marcos Bedendo.

O que fazer

  • Antes de rabiscar qualquer coisa, pense. Construa um briefing claro, traduzindo em palavras todos aqueles aspectos que citamos no primeiro parágrafo. Converse com as pessoas da sua equipe, escute diferentes opiniões, sonde seu público-alvo. Com isso em mãos, procure um bom profissional para executar a criação.

  • Com o designer, mais do que entregar um briefing e ir embora, você precisa também conversar, trocar ideias, entender como ele está compreendendo seu briefing.

  • Não ache que, depois de ter uma logomarca pronta, o serviço está encerrado e você então vai virar um grande sucesso. O logo está pronto. Mas a marca precisa ser construída. A percepção do público vai ser definida com base na forma como você posiciona seu negócio. São suas atitudes que vão consolidar sua logomarca.

  • Outra coisa importante: um logo não pode ser estático. Com o passar do tempo, talvez aquela ideia inicial caduque – tanto por não representar mais seu posicionamento ou por não ter mais sintonia com o momento histórico.

Experimente por 7 dias grátis

O que não fazer

  • Terceirizar suas responsabilidades nunca é uma boa ideia. O briefing precisa ter a participação direta do fundador do negócio e dos demais decisores. Jamais entregue ao designer toda a responsabilidade pela criação do logo. Sem entender seu negócio de verdade, muito dificilmente sairá algo bom, nem que você escolha o melhor designer do mundo.

  • Criar o logo do seu negócio não é trabalho para o sobrinho que acabou de aprender a usar o Photoshop. Isso é trabalho para um profissional, porque o processo de criação envolve nuances que estão muito mais relacionadas à percepção artística e de branding do criador do que às habilidades técnicas.

  • Tenha cuidado para criar algo original e nunca copie ou mesmo inspire-se em logos de terceiros. Isso diminui a percepção do seu negócio e cria ainda problemas legais.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários