Empreendedorismo

Como ser um profissional fora de série? Seja um intraempreendedor

3/05/2018 • por meuSucesso .com

Os intraempreendedores trabalham como funcionários em empresas, mas possuem características que os diferenciam dos profissionais tradicionais

Quem quer entrar no mundo do empreendedorismo mas não tem muita experiência opta quase sempre por reduzir o risco de fracasso e acumular experiência através de estudos, cursos e pequenos projetos. As formas são várias e uma delas vem conquistando cada vez mais espaço nos últimos anos, o intraempreendedorismo.

Os intraempreendedores trabalham como funcionários em empresas, mas possuem características que os diferenciam dos profissionais tradicionais que atuam dentro da companhia, como maior capacidade de assumir riscos, vender ideias, desenvolver projetos e investir em novidades, desenvolvendo competitividade e know-how com maior segurança e apoio da empresa. Nesta matéria damos dicas de como tornar seus colaboradores empreendedores.

Após absorverem experiência e sentirem mais segurança e maturidade, intraempreendedores costumam sair dos seus casulos e partem para o desenvolvimento de negócios próprios. Nessa história, ambos os lados saem ganhando: a empresa contratante conta com um funcionário dedicado, criativo, apto e prático, enquanto o intraempreendedor pode conquistar maturidade, desenvolver projetos e fazer contatos com maior segurança e suporte da empresa.

Mas para ser um intraempreendedor excepcional é necessário desenvolver algumas habilidades específicas que estão presentes apenas nos empreendedores de alto nível como, por exemplo, visão estratégica e maturidade empresarial, utilizados para convencer gestores sobre seu potencial dentro da empresa, desenvolvendo trabalhos práticos. Ter conhecimento sobre o mercado também é um ponto essencial na construção de um bom intraempreendedor. De nada adianta ter boas ideias se elas não são adequadas para o seu mercado de atuação. Por isso, invista em estudos sobre os hábitos de consumo do seu público-alvo e do comportamento da cultura da sua empresa perante ele.

O mesmo deve ser feito com o seu networking. Este é o momento ideal de fazer contatos, interações e firmar parcerias para projetos atuais e futuros, dentro e fora da empresa na qual você está atuando. Nada de se dedicar exclusivamente e isoladamente ao trabalho a fim de ganhar todo o crédito. Trabalho em equipe é fundamental para intraempreendedores, já que eles não os únicos funcionários de uma empresa formada por várias equipes. Espírito de liderança e disponibilidade podem completar a lista de pré-requisitos essenciais para os intraempreendedores.

Afinal, ser um líder é saber guiar um projeto e uma equipe — por mais arriscado que isso seja. Disponibilidade, por sua vez, é necessário para construir negócios milimetricamente bem planejados e estudados, eliminando a maior quantidade possível de erros e, consequentemente, prejuízos.

Experimente por 7 dias grátis

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários