Inovação e Tecnologia

3 abordagens inovadoras para resolver problemas

22/05/2018 • por meuSucesso .com

É hora de pensar fora da caixa e ver como podemos resolver problemas de uma maneira diferente. Muitas vezes isso ajuda a encontrar soluções mais simples para a empresa

Todas as empresas buscam a solução inovadora que vai destravar o faturamento e lançar seu valor de mercado às alturas. Mas inovação pode ser algo mais simples — e eficaz na resolução de problemas — do que você imagina.

Conheça abaixo 3 abordagens inovadoras que grandes empresas utilizam para resolver problemas, aumentar a produtividade das equipes, criar produtos líderes de mercado e otimizar a competitividade.

1. Multidisciplinaridade

Esqueça a ideia de que cada departamento deve ter profissionais com apenas uma formação. Uma equipe inovadora deve contar com diferentes pontos de vista, experiências e formações, de modo a cada um contribuir de alguma maneira no desenvolvimento de soluções.

A área de atendimento ao cliente pode se beneficiar ao reunir profissionais de marketing, TI, comunicação e antropologia, por exemplo. Ao atuarem de forma coordenada, esses profissionais conseguirão apresentar soluções para problemas que sequer são mencionados durante as reuniões.

Um exemplo é a empresa Killer Infographics, especializada na produção de conteúdo visual. A liderança reuniu designers, roteiristas de cinema e neurocientistas para encontrarem a melhor maneira de contar histórias utilizando recursos visuais.

A Lockheed Martin, conhecida fabricante de aeronaves de guerra e produtos aeroespaciais, fazem consultoria com roteiristas de ficção científica para criarem novos itens e componentes.

2. Colaboração

O espírito colaborativo não deve ser algo cultivado apenas na equipe responsável. Grandes empresas inovadoras buscam soluções e ideias inovadoras junto à comunidade — sejam grupos de desenvolvedores, sejam os próprios clientes.

A Lego, fabricante de brinquedos que tem bastante popularidade em todos os estratos da sociedade, lançou a plataforma Lego Ideas, onde qualquer pessoa pode enviar para a companhia ou avaliar outras sugestões para as linhas da marca. Os autores das propostas mais votadas são recompensados e suas ideias vão para a linha de montagem.

Até a NASA já embarcou nessa tendência, com o Space Poop Challenge. A ideia do desafio era desenvolver soluções para que os astronautas possam usar o banheiro em situações nas quais não podem tirar o uniforme. Mais de 20 mil pessoas enviaram projetos.

3. Pensar fora da caixa

Pensar além do que se está acostumado é uma ótima maneira de encontrar soluções inovadoras. A plataforma Artsy, focada em conteúdo e venda de obras de arte, revolucionou a maneira como se comercializam pinturas.

A companhia conta com uma tecnologia que pode prever artistas que estão se destacando em diversas regiões do planeta. São analisados dados como exibições em galerias, leilões, exposições e aquisição por colecionadores particulares. A partir daí, a plataforma analisa a relevância cultural do artista e seu potencial futuro.

Em seguida, as avaliações são comparadas aos perfis artísticos dos compradores, conectando as duas partes da transação de uma forma inédita no tradicional mundo das artes.

Inovar não é nada do outro mundo, mas requer uma certa dose de risco, criatividade e uma grande visão dos líderes. Mas a única maneira de conseguir respostas para problemas desconhecidos e sobreviver à disrupção é abraçando a inovação e colocando-a no centro da cultura empresarial.

Experimente por 7 dias grátis

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários