Na imagem, você vê a tela de um computador com análise de dados
Marketing

CPC, CPA, CPM: entenda as principais diferenças entre esses termos e métricas

30/08/2018 • por meuSucesso .com

Estas são algumas das siglas relacionadas às campanhas de meios digitais, como redes sociais ou até buscadores online.

CPM, CPC E CPA nada mais são que siglas relacionadas aos custos de campanha em meios digitais — sites, redes sociais, buscadores onlines etc.

Tradicionalmente, os valores por campanhas são pagos conforme o resultado obtido, diferenciando-se apenas o valor cobrado e a metodologia de cobrança adotada por cada um.

CPM

CPM significa "Custo por Mil Impressões". Esse formato é o mais utilizado por grandes sites, uma vez que exige uma quantidade considerável de visitas na plataforma. Normalmente, as propagandas são exibidas nas laterais, topo ou rodapé dos sites, podendo ocorrer variações, claro.

Neste caso, quanto mais recursos (imagem com movimento, som ou com expansão), maior e mais visível será o anúncio, aumentando consequentemente o CPM da campanha e, assim o seu custo.

CPC

Como vimos, o CPM cobra por visualizações. Já o CPC, por sua vez, cobra por clique. Aliás, a sigla CPC significa exatamente isso: "Custo Por Clique".

Este modelo é mais adotado em plataformas de buscas como, por exemplo, o Google. Através do Google Adwords, a empresa oferece aos clientes a promoção de links em seu buscador, que quando 'clicado', gera um CPC.  Assim é possível saber exatamente o número exato de pessoas que clicaram em sua campanha, além do impacto que ela causará nos usuários.

Ele também permite o cálculo prévio de custo de CPC médio, uma vez que com o valor de CPC definido é possível solicitar uma quantidade máxima ideal de cliques e, assim, retirar o link da plataforma para evitar gastos exorbitantes com CPC.

O próprio Google Adwords oferece essa calculadora em sua plataforma. Tradicionalmente, o

ROI (Retorno sobre Investimento) baseado em CPC é maior que o modelo anteriormente apresentado, uma vez que você só paga pela quantidade de cliques de clientes e não apenas visualizações.

Comentários