Pessoas

10 perguntas modelo para contratar funcionários

3/10/2014 • por meuSucesso .com

Confira perguntas essenciais para contratar funcionários. As perguntas certas para descobrir quem você está trazendo para o time e contratar funcionários perfeitos.

Encontrar os melhores profissionais, os mais adequados às necessidade da empresa, é uma das atividades mais importantes dentro de um negócio. Escolher de maneira errada pode gerar desgastes e impactos sérios ao dia a dia de uma companhia e a seus planos futuros. Por isso, é fundamental acertar nessa hora. E saber as perguntas certas a serem feitas é o primeiro passo. Por isso, elaboramos aqui uma pequena lista com sugestões para você, empreendedor. Confira:

1 - Por que você deve ser contratado?

Esta é a pergunta mais famosa e também a que mais confunde os candidatos. Isso acontece por que muitas vezes as pessoas não pesquisam sobre a vaga. Os recrutadores precisam dessa pergunta porque ajuda a identificar quais os candidatos que estudaram para a entrevista, aqueles que conhecem melhor o cargo e a empresa, sabendo identificar as habilidades exigidas para ocupar a posição.


2 - Fale sobre você

A pergunta de aquecimento é também a mais reveladora. Recrutadores devem observar como os candidatos são capazes de sintetizar o histórico acadêmico e profissional, além de como o funcionário se apresenta.


3 - O que você mudaria em seu último emprego?

Levantando esta questão, é possível avaliar como o funcionário se comporta eticamente em relação ao ambiente de trabalho e ainda sua capacidade de criticar. Fique atento à postura do funcionário, se as críticas são construtivas ou trazem um tom de fofoca à conversa.

 

4 - Qual foi a decisão mais difícil que você tomou até hoje?

A intenção é avaliar a capacidade de decisão do candidato, a maneira como ele se comportou quando foi confrontado com um problema. Não esqueça de perguntar sobre as consequências das decisões tomadas pelo candidato.

 

5 - Você seria capaz de explicar o que é Design Thinking para o seu sobrinho de oito anos?

Este é um desafio simples que é capaz de apontar se um candidato é didático e tem um conhecimento sólido sobre o assunto em questão. Você não precisa utilizar necessariamente Design Thinking e pode pedir que ele explique conceitos do marketing e administração ou outros relacionados à vaga.


6 - O que a pessoa que mais te detesta diria sobre a sua personalidade?

Esta é uma variação da tradicional pergunta “Qual o seu maior defeito?”. O candidato precisa destacar um aspecto negativo sobre sua própria personalidade e, se possível, tornar a resposta mais inteligente.

 

7 - Como você reage quando não concorda com o líder da equipe?

Reconheça nas respostas se você está diante de uma pessoa diplomática e sensata. Funcionários devem saber dialogar com seus líderes e apresentar seus pontos de vista de maneira inteligente, visando sempre o crescimento da empresa. O objetivo do recrutador é verificar como o candidato lida em momentos conflituosos e suas habilidades de negociação.

 

8 - Com que tipo de pessoa você tem dificuldade de trabalhar?

Outra questão que desafia o candidato a responder de forma diplomática. Complemente perguntando quais as características que ele valoriza em equipes.

 

9 - O que você faz durante seu tempo livre?

Os hobbies e ocupações de uma pessoa são um reflexo de seu desenvolvimento pessoal e da facilidade que ela tem (ou não) no relacionamento interpessoal.

 

10 - Conte sobre um momento em que você precisou ser inovador

Peça para que o entrevistado descreva um momento em sua carreira em que precisou abandonar antigos métodos e inovar. Questione também como ele se relaciona com as mídias sociais, por exemplo. Dependendo do tipo de função que ele vai exercer, isso pode ser importante.

 

Como fazer uma boa contratação?

O sucesso de uma empresa está totalmente relacionado aos seus funcionários e o quanto eles podem desempenhar na entega de resultado. Para que uma empresa funcione e, mais do que isso, para que o DNA, o propósito do dono, de quem iniciou o negócio seja perpetuado dentro do proposto, acertar na contratação de um funcionário é fundamental. Mas para contratar um funcionário top de linha, a empresa também precisa conseguir atrair o candidato, ou seja, uma boa contratação começa no planejamento do processo de seleção. Veja algumas dicas para otimizar suas contratações:

  1. Defina critérios para o perfil da vaga – traçar as características importantes para a vaga e levar isso em conta na hora da contratação evitará incômodos no futuro;
  2. Valorize sua empresa, a exponha positivamente para conquistar a confiança de quem você quer contratar - conte aos quatro ventos a política interna;
  3. Use as redes sociais para contratar – essa já é uma realidade da geração atual. Os perfis dos candidatos nas redes podem dizer muito sobre eles, use esse recurso;
  4. Valorize indicações – as indicações de quem já trabalha na empresa são valiosas, porque quem indica, já entende que a pessoa se identifica com a cultura da empresa;
  5. Peça e confira as referências – listar adjetivos e colecionar elogios no Linkedin, por exemplo, é fácil. Busque falar com antigos chefes e parceiros de trabalho para confirmar as referências e experiências apresentadas pelo candidato.

 

Como conduzir uma entrevista?

Quando um candidato está se preparando para ir a uma entrevista de emprego, nem imagina que, do outro lado, também há certo nervosismo, isso porque o recrutador precisa saber como conduzir uma entrevista a ponto de identificar se o candidato tem aptidão para ocupar a vaga e desempenhar o papel que a empresa busca em determinada oportunidade, contratar a pessoa errada custa tempo e dinheiro para a empresa. Para que tudo corra bem durante todo o processo, é preciso saber como conduzir a entrevista.

Uma dica válida para o entrevistador começar e ir bem até o fim, é ler o currículo do candidato, destacando informações ou dúvidas que possam ser usadas durante a conversa, além disso, para não perder o foco, estabelecer um roteiro com antecedência e segui-lo durante a entrevista faz a diferença. Mais do que isso, algumas técnicas e práticas podem ser aplicadas sempre para montar uma boa entrevista, como:

  1. fazer perguntas gerais e concentrar-se no passado do entrevistado;
  2. encorajá-lo a falar 70 a 80% do tempo;
  3. manter o contato visual, deixando-o à vontade;
  4. não fazer perguntas comprometedoras.

 

A gestão de pessoas dentro das empresas têm sido um grande desafio dos últimos tempos, e o departamento vem ganhando cada vez mais espaço dentro das companhias. Quanto mais eficaz for os processos de recursos humanos, mais produtiva será o retorno que os funcionários dão à empresa. Tentar decifrar ao máximo o candidato, fará com que o recrutador entenda se ele é ou não adequado à vaga.

Em um processo de recrutamento, o entrevistador deverá observar sua postura corporal, hábitos e até descobrir se há algum vício. Também é papel do profissional de RH sondar o emprego anterior, suas habilidades, vida familiar e social para mapear se seu perfil está de acordo com o que está sendo procurado. A saúde do candidato também é muito importante na avaliação.

 

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Experimente por 7 dias grátis

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários