O rápido crescimento da rede Dr. Resolve trouxe dificuldades que quase inviabilizaram a continuidade da empresa


“Sempre haverá alguns espinhos durante a trajetória do empreendedor. Devemos aprender a lidar com eles”, reflete David Pinto, fundador da Dr. Resolve, rede de franquias de reparos domésticos. Nesta semana foi lançado o 5º episódio do programa Insight, que conta em seis episódios semanais a história, desafios, dificuldades e planos futuros de diversos empreendedores.

Em cinco anos, a Dr. Resolve cresceu de 100 para 700 franquias e obteve um faturamento de R$ 350 milhões no ano passado, gerando mais de 3.500 empregos diretos. O crescimento acelerado evidenciou alguns problemas como queda no atendimento e serviço prestado pelos franqueados gerando descontentamento e reclamações por conta dos clientes.

Confira abaixo dois problemas que a Dr. Resolve teve que enfrentar para se estabilizar no setor de atuação:

Perda de qualidade

A Dr. Resolve começou a crescer e a investir em campanhas publicitárias o que levou a um boom pela procura por franquias. Porém, enquanto recebia milhares de interessados em se tornar parceiros da marca outro problema surgia: a qualidade do atendimento e serviço não acompanhou o crescimento e estava defasada inviabilizando a continuidade do negócio. Reclamações e processos na justiça levaram David Pinto a elaborar uma estratégia focada no cliente e nos franqueados. Solução do problema: Foi criado o canal “Reclame Aqui” que centraliza as reclamações dos clientes e procura encontrar uma solução que agrade a todos. Além disso, houve investimento na capacitação dos franqueados e a criação de vídeos gerenciais e pílulas de motivação que são compartilhados via Whatsapp com os franqueados.

Crescimento robusto, porém sem planejamento

Sem dinheiro para investir em seu negócio, a única forma que David Pinto encontrou para conseguir verba foi por meio da venda de franquias. Assim, o empresário vendeu a primeira franquia sem ter ao menos uma loja física. “A Dr. Resolve não está mais centralizada na abertura de novas lojas, não há mais uma expansão desmedida como foi a que aconteceu no início. Agora estamos focados no cliente e em formas de agregar serviços diferenciados e gerar valor para a rede”, comenta David Pinto. Solução do problema: muitas empresas seguem o caminho de investir primeiro na expansão da rede e posteriormente na consolidação da marca. Assim, os entraves estratégicos ocasionados pelo rápido crescimento começam a ser corrigidos.

Confira a aula  na íntegra: https://meusucesso.com/conhecimento/cursar/david-pinto-22/?aula=109

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.