Não basta apenas sonhar, é preciso executar a ideia e transformá-la em realidade


A palavra “empreendedor” em muitos casos pode ser sinônimo de sonhador. Por pressão da sociedade e do senso comum é comum vermos as pessoas desistindo de seus sonhos e objetivos de vida. Na maioria das vezes é mais fácil seguir pelo caminho mais seguro do que dar passos incertos rumo ao desconhecido. No entanto, a satisfação e realização pessoal são reflexos de escolhas e riscos que aceitamos enfrentar.

O velho ditado popular “quem arrisca não petisca” representa bem o que faz um sonhador se tornar um “executador”, aquele que põe em prática suas ideias e seus sonhos. Empreender é exatamente isso e segue a mesma lógica.

Nesta semana, lançamos o 2º episódio do programa Insight com o empresário David Pinto, que conta em seis episódios a trajetória de vida, desafios e dificuldades que todo empreendedor tem de enfrentar para obter o sucesso. “Eu precisava fazer a roda girar e materializar o meu sonho de me tornar empreendedor”, comenta.  Em cinco anos, David desenvolveu e prosperou com a Dr. Resolve, rede de franquias de reparos domésticos. Atualmente, a empresa já tem mais de 700 franquias e gera em torno de 3.500 empregos diretos.

Abaixo, confira algumas das fortalezas e características que levaram David Pinto a se tornar um empreendedor renomado:

Aproveite as oportunidades

“Uma das minhas características principais é ser rápido porque eu não quero perder o ‘time’”, revela. Quando teve a ideia do Dr Resolve, o empresário logo contou com a ajuda de amigos para criar a marca, montar o site e produzir um vídeo de apresentação do negócio. A forma que encontrou de conseguir verba para seu negócio foi por meio de franquias. Assim, David vendeu a primeira franquia sem ter ao menos uma loja física.

“O correto é fazer uma pesquisa de mercado, testar o modelo de negócio por um ou dois anos e depois expandir e franquear. Porém, quando você não tem dinheiro não dá para investir em pesquisa, muitas vezes é necessário ir direto para a execução”, afirma.

Saiba vender a sua ideia

Antes de se tornar empreendedor, David Pinto se destacou como um executivo da área de vendas de uma grande empresa. Para ele, uma forma de sensibilizar as pessoas e convence-las a investir na ideia é demonstrar que aquela necessidade é comum a todos e perguntar ao ouvinte se ele já teve determinado tipo de problema e, em seguida, afirmar que você tem a solução para resolver isso. Posicionamentos assim ajudam a vender a ideia tanto para clientes quanto para investidores ou possíveis franqueados.

Conheça em detalhes o setor de atuação

Quando David Pinto criou a Dr. Resolve ele não era um especialista em construção, porém o pequeno contato com a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada e de qualidade na manutenção de sua casa fizeram com que ele percebesse uma necessidade: havia carência no mercado de uma empresa que centralizasse o serviço de reparos em domicílios e se comprometesse com o resultado. Além disso, sua experiência como Diretor de Franquias na Microlins, como atuação na área comercial, fizeram com que ele tivesse um profundo conhecimento na área de expansão de uma empresa.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.