Nesta semana, Murilo Gun deu aula sobre aprendizagem e compartilhou com a gente ensinamentos importantes


Durante a Live Class, aula gratuita e online transmitida pelo meuSucesso.com, vimos alguns conceitos interessantes sobre educação e maneiras de estimular o conhecimento. O empreendedor compartilhou com a gente três ensinamentos:

A esteira rolante

Este conceito tem como referência uma esteira de academia em que ela vai rodando e se você ficar parado, cai e se machuca. Podemos fazer uma analogia com o que acontece hoje no mundo em que precisamos estar em constante movimento na busca por conhecimento e aperfeiçoamento de nossas habilidades porque podemos ser engolidos (pela concorrência, por outros profissionais ou negócios) se ficarmos parados.

Cinto do Batman

Quando falamos no super-herói Batman logo lembramos do seu cinto com um milhão de utilidades. Um cinto multifuncional que serve para escalar, soltar fumaça contra os inimigos, entre outras habilidades. Agora, reflita e leve essa dica para você: seja igual ao cinto do Batman, seja multitarefas. Portanto, é essencial nos dias de hoje que nós sejamos pessoas que saibam exercer diversos tipos de atividade com plena competência… como é o caso do cinto do Batman.

Cauda Longa

A teoria da Cauda Longa diz que antes da Internet, as lojas físicas tinham que focar nos poucos produtos com muita popularidade. Uma livraria, pela limitação física, tinha que focar, por exemplo, nos mil livros mais populares.

Depois da internet esse modelo de negócio mudou, porque o espaço físico já não é mais tão importante, possibilitando que uma empresa tenha muitos produtos mesmo que eles não tenham uma saída tão grande. Inclusive isso mudou muito a forma como é a demanda e a procura porque é muito mais fácil que diversos lugares tenham a mesma disponibilidade de produto e entrega que você. Ou seja, é mais fácil encontrar as coisas.

O mesmo aconteceu com a educação, hoje você encontra com mais facilidade cursos, livros, aulas por meio da Internet e você mesmo pode moldar, de acordo com os conteúdos que consome, o seu leque de competências. Agora, se não há um curso na sua cidade que te interesse não tem problema, é fácil encontrar algo de qualidade e que seja online atendendo as suas expectativas. O mesmo vale para livros em que podemos consumir esse tipo de conhecimento por meio de e-books.

Indicações

Durante a aula, Murilo e Sandro Magaldi, CEO do meuSucesso.com, recomendaram alguns livros e cursos que podem ser interessantes e que falam sobre aprendizagem. Confira:

Made to Stick: Why Some Ideas Survive and Others Die

Made to Stick é um livro que irá transformar a sua maneira de comunicar ideias. O livro é em inglês e pode ser uma boa forma para praticar a língua. A obra traz, em ritmo acelerado, histórias de sucesso e fracasso relatando isso de forma provocante com pitadas de humor. Aqui você aprende um pouco sobre como os boatos correm em um segundo nos dias de hoje e como a força de nossas ideias refletem em nosso cotidiano.

Aprendendo a Aprender: poderosas ferramentas mentais para ajudá-lo a dominar temas complexos

Este curso da plataforma Coursera oferece fácil acesso a inestimáveis técnicas de aprendizado usadas por experts em arte, música, literatura, matemática, ciências, esportes e muitas outras disciplinas. Você vê como o cérebro usa dois modos de aprendizado muito diferentes e como guarda (amontoa) informações. Além disso, o curso é feito especialmente para aqueles que querem aprender sobre ilusões de aprendizado, técnicas de memória, lidar com a procrastinação e melhores práticas, de acordo com pesquisas, para ser mais eficiente em dominar assuntos difíceis ou que somos naturalmente mais indispostos a querer aprender.

Inteligências Múltiplas ao Redor do Mundo

Escrito e organizado pelo criador das Inteligências Múltiplas (IM), este livro revisa, sintetiza e reflete sobre a teoria das inteligências múltiplas, singular fenômeno transcultural e educacional. Gardner e colaboradores investigam as várias maneiras de se aplicar a teoria das IM em ambientes educacionais ao redor do mundo e apresentam, de maneira contextualizada e prática, uma nova e completa compreensão da teoria.

A Cauda Longa

Chris Anderson, editor chefe da revista 'Wired', explorou pela primeira vez o fenômeno da 'cauda longa' em um artigo que se tornou um dos mais influentes ensaios sobre negócios de nosso tempo. Usando o mundo dos filmes, dos livros e da música, mostra que a Internet deu origem a um novo universo, no qual a receita total de diversos produtos de nicho, com baixo volume de vendas, é igual à receita total de poucos produtos de grande sucesso. Por isso cunhou o termo 'cauda longa' para descrever essa situação, o qual tem sido usado pela alta gerência das empresas e pelos meios de comunicação no mundo todo. Nesse livro, Anderson mostra como chegamos a esse ponto e revela as enormes oportunidades que se originam desse fato, vislumbrando um futuro que está presente.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.