Inovação e Tecnologia

Lições que todo empreendedor precisa aprender com a feira de games E3

16/06/2016 • por meuSucesso .com

Olhando com calma, podemos extrair de lá aprendizados valiosos

Aconteceu até esta quinta-feira (16), em Los Angeles, a edição 2016 do maior evento global de games, a Electronic Entertainment Expo, feira de games mais conhecida simplesmente como E3. É lá que os grandes players do setor costumam apresentar suas novidades mais impactantes do ano e também aproveitam para fazer o bom e velho marketing, já que os olhos do mercado estão todos voltados para lá.

Mas esse evento não traz lições apenas para as empresas de entretenimento eletrônico. Olhando com calma, podemos extrair de lá aprendizados valiosos que podem ser aplicados em qualquer área. Veja só:

Inovação

Esse é talvez um dos aspectos mais relevantes que podemos destacar. Num mercado extremamente concorrido, com novos players surgindo a todo momentos e os grandes trabalhando dia e noite para oferecerem ao público games cada vez melhores, inovar é questão de sobrevivência. E a E3 é o grande palco para isso. 

Cultura de fãs

Transformar clientes em fãs é o sonho de toda marca. No segmento de games, isso é muito comum. Mas você também pode trabalhar isso com seu público. Na E3, as empresas realizam diversas ações para reforçar esse tipo de relação.

Foco em lançamento

Grandes lançamentos, capaz de provocar impacto no mercado e chamar a atenção não só do público, mas também da crítica especializada, são ferramentas poderosas. E engana-se quem pensa que um lançamento memorável é só aquele feito com orçamentos milionários. Nesse aspecto, a estratégia é o principal. Na E3, isso é muito trabalho e você também pode fazer no seu negócio. Experimente, por exemplo, convidar aqueles clientes mais fiéis para um pré-lançamento ou apresentar o novo produto a influenciadores.

Importância do planejamento

Nem só de sucessos é feita a E3. Todos os anos sai de lá uma lista de fracassos. E o elemento chave desses insucessos quase sempre é a falta de planejamento: lançamentos que perdem o timing, produtos que não conseguem atender as expectativas do público etc. Tome isso como exemplo e planeje tudo muito bem, sempre. Considere todas as variáveis e avalie os riscos. Isso é muito importante.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Comentários