Veja quais são os pontos essenciais que você deve observar ao montar um modelo de negócio!


Antes de iniciar qualquer negócio, é fundamental que você defina com clareza o modelo do empreendimento. Na sequência é que vêm a criação do plano e a execução das estratégias e o sucesso dessas etapas depende fortemente da qualidade daquela primeira.

No Start, curso de empreendedorismo do meuSucesso.com, o professor Marcelo Pimenta ensina como construir um Modelo de Negócio eficiente. Com base nas lições dele, elencamos aqui seis pontos fundamentais para esse processo. 

Confira abaixo:

Transformar sonhos em realidade

Essa é a primeira missão do modelo. Todo negócio parte de um sonho, uma ideia. O modelo é o início da materialização. Se ele não for capaz de iniciar esse processo, ele não é um modelo.

Esteja sempre disposto a aprender 

Durante o processo de criação do modelo, seu comportamento vai ditar seu sucesso ou fracasso. É crucial nessa fase enfrentar os desafios do aprendizado contínuo, do autoconhecimento, do autodesenvolvimento, do aprimoramento do comportamento empreendedor.

Objetividade 

Tenha foco e defina metas. Sem isso nada sai do lugar.

Ver o copo meio cheio

É fundamental você ter uma postura de sempre transformar problemas em oportunidades.

Pensamento positivo

Modelos mentais induzem a interpretação da  realidade de acordo com parâmetros de linguagem, cultura, história e experiências pessoais. Daí nascem o senso comum e os preconceitos e a dificuldade em pensar fora da caixa.

Coloque-se no lugar do outro

O processo do design centrado no ser humano é um modo de pensar que ajuda a criar produtos e serviços que os clientes valorizam.

Aprenda a fazer o Business Model Canvas

No curso Marcelo Pimenta ensina fazer o famoso exercício do Canvas, em que colocamos num papel o "desenho" e forma visual de como funcionará a dinâmica do empreendimento. Nesta matéria ensinamos o passo a passo para fazer o modelo de negócios Business Model Canvas. Confira, em detalhes, todas as informações que você precisa para montar um modelo de negócios ideal.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.