Marketing

7 passos para montar um fundo de marketing

27/04/2016 • por meuSucesso .com

Ninguém discorda que a existência desse fundo é crucial

A criação de um fundo de marketing é um dos pontos mais críticos para o setor de franchising. Ao mesmo tempo que é extremamente importante para que os investimentos na área sejam consistentes e perenes – tanto na promoção individual de cada franquia como na da marca franqueada como um todo – a criação dessa reserva não raramente é o centro de alguns conflitos entre franqueados e franqueadoras. Os motivos, geralmente, giram em torno da falta de planejamento para recolhimento e utilização das contribuições e de transparência na gestão dos recursos. 

De toda maneira, ninguém discorda que a existência desse fundo é crucial e que quanto mais cedo é criado, melhor. Pensando nisso e também para auxiliar franqueados e franqueadoras na resolução de conflitos, elencamos abaixo alguns passos que vão ajudar na tarefa. Confira:

1 - Defina a criação do fundo como prioridade

Ao franquear sua marca, defina desde o início a criação do fundo de marketing como prioritário. Esse é um trabalho que pode levar tempo para deixar tudo em pleno funcionamento e quanto mais cedo você iniciar, melhor. Apresentar a proposta já desde o primeiro franqueado também é uma maneira de deixar as coisas mais transparentes e dirimir o risco de conflitos futuros.

2 - Defina a base de cobrança e o valor da contribuição

É fundamental estabelecer critérios objetivos e justos para uma base de cobrança e o valor de contribuição para o fundo. Para uma decisão mais acertada, é recomendável solicitar uma análise profissional especializada do mercado, das tendências e do próprio negócio antes de fechar os números.

3 - Crie uma conta independente para o depósito desses recursos

Esse é outro ponto chave. É muito importante que as contribuições para o fundo de marketing não se misturem com as operações rotineiras do negócio. Elas têm uma destinação exclusiva e muito específica. Assim, para garantir o máximo de lisura na gestão dos valores, mantenha-os isolados.

4 - Estabeleça claramente a forma e periodicidade da prestação de contas

Outro ponto importante para a transparência é deixar estabelecida uma periodicidade fixa para prestação de contas. Ao apresentar os relatórios, certifique-se de reunir todos os detalhes, para evitar qualquer questionamento ao longo do percurso.

5 - Defina se o fundo vai ser regional, nacional ou se aplicação dos recursos será mista

Estabelecer o critério geográfico do fundo é indispensável e isso vai orientar tanto o recolhimento das contribuições quanto a aplicação. É importante que isso se dê também orientado por análises profissionais dos negócios envolvidos e com o máximo de diálogo possível com os franqueados.

6 – Monte um plano anual

Um fundo de marketing só vai cumprir bem sua função se vier acompanhado de um plano bem sedimentado. Seus recursos serão recolhidos e também aplicados no longo prazo. Por isso é fundamental ter um documento que oriente as ações relacionadas a ele.

Nesta quinta-feira (28), estreia no meuSucesso.com o 6º episódio do programa Franquia, que traz como tema o assunto deste artigo. Não perca!

Comentários