Ucar, a startup criada pela aluna, está em fase de desenvolvimento


Ana Paula Olentino é graduada em Publicidade e Propaganda e desde criança tinha uma atração pelo empreendedorismo. Mesmo sem nenhuma influência dos familiares, aos 9 anos de idade, já vendia suco em uma barraquinha e apostava com os amigos quem conseguiria faturar mais.

No segundo ano de faculdade, depois de um curso de férias na Academia Internacional de Cinema, em São Paulo, Ana Paula abriu a Atemporal Filmes, uma produtora Audiovisual.

“A produtora foi muito bem nos 7 primeiros meses, depois tive que fechar as portas porque eu não fazia ideia do que estava fazendo e foi aí que eu entendi que para empreender com sucesso é preciso muito mais do que visão e coragem”, conta a aluna

Como sempre gostou de estudar, Ana Paula começou a ler todos os livros de gestão e liderança que caíam em suas mãos. Ela não tinha nenhuma ideia em mente para um novo negócio, até que de um problema em seu automóvel que ninguém conseguia resolver com eficiência, teve a ideia de criar a startup Ucar.  

“Meu carro era velho e eu não tinha seguro, de vez em quando ele enguiçava e eu nunca conseguia encontrar um profissional para me ajudar, ficava horas tentando e quando encontrava alguém tinha que esperar por muito tempo até o problema ser resolvido”, relata a aluna

A assinante fez uma pesquisa com alunos de todos os cursos da faculdade que cursava e descobriu que além dela, muitos universitários já tinham passado pelo mesmo problema ao menos uma vez na vida. Ao descobrir esta demanda ela fundou a Ucar, startup que possui uma rede de mecânicos e guinchos conectados em tempo real para socorrer automóveis por meio de um aplicativo, que está em fase de desenvolvimento.

“No começo foi tudo muito empolgante, montei um time e acreditei que tudo ia dar certo, mas não deu, troquei o meu time de desenvolvedores 9 vezes, patinei por 1 ano e meio e não encontrava as pessoas certas para compor minha equipe. Por mais que eu estudasse sobre empreendedorismo e startups, o desafio de realizar sempre foi maior, então me tornei assinante do meuSucesso.com e tive a oportunidade de conhecer o Sandro Magaldi e também meu mentor e sócio, Arthur Rufino, atual CEO da JR Diesel”, conta a assinante

Com as orientações corretas dos seus mentores, Ana Paula conseguiu montar uma equipe eficiente e hoje o projeto está em uma fase muito importante, que é a de desenvolvimento com investimento próprio, o chamado bootstrap.  Porém, a aluna adverte: “não se engane, os mentores precisam falar a verdade e não o que é fácil de escutar. Um dos meus mentores, o Horácio Poblete, que eu apelidei carinhosamente de “Meu Malvado Favorito”, não tem pena de mim. Mas tudo isso vale a pena porque tenho conseguido me manter resiliente no meu negócio”.

O meuSucesso.com tem um papel muito relevante na formação de Paula Olentino como empreendedora, ela assiste às aulas todas as semanas e destaca que por meio do networking da plataforma, conheceu Leandro Zanin, hoje integrante do time de desenvolvedores da Ucar.  “A rede permite que eu me conecte com pessoas com valores de empreendedor e isso faz total diferença na hora de escolher um time”, relata Ana Paula

Para desenvolver a Ucar, a aluna conta que a Live Class sobre investimento em startups foi fundamental para uma tomada de decisão no negócio. “Entendi que buscar investimento antes do produto estar pronto é muito desgastante e quase nunca acontece. Muitas vezes, a prática não te dá o conhecimento necessário como um mentor ou um especialista.Tentei encontrar um investidor por muito tempo, agora percebo que eu poderia ter investido esse tempo em formar o time correto e colocar o aplicativo no mercado”, diz.

A empreendedora destaca também a série Disrupt como um conteúdo que não tem preço para quem está empreendendo no Brasil.  “É importante saber como funciona o Vale do Silício e compreender que lá não é a Disneylândia. Eu adoro esta série e já assisti várias vezes, é realmente um conteúdo que vale a pena estudar”, finaliza a assinante da plataforma.

 

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.