Canvas: uma ferramenta que te ajuda a planejar, organizar e estruturar a melhor forma de tirar seu negócio do papel. Acesse o texto e confira como funciona.


Popular entre os empreendedores, o Business Model Canvas é uma ferramenta extremamente efetiva no mercado de alto impacto. Criado entre 2004 e 2010 por Alexander Osterwalder, tem se mostrado relevante na elaboração de modelos de negócios, pois, além de ajudar a tirar empreendimentos do papel, o Canvas é bastante útil na análise e organização de negócios em funcionamento. 

Como sabemos, estruturar um negócio e criar mecanismos de controle é algo que precisa ser feito no início do empreendimento, mas, quando protelado, também se faz efetivo com o negócio já em funcionamento.

Aprenda, a seguir, como utilizar essa ferramenta a seu favor.

O que é o modelo Canvas de negócios?

A ferramenta faz com que o empreendedor tenha uma visualização ampla do negócio, de maneira clara e simples. Em blocos, o idealizador considera os nove fatores-chave de um empreendimento: parcerias, atividades, recursos, proposta de valor, relacionamento, canais, segmentos de clientes, estrutura e fontes de renda.

Usado de maneira mais rápida e interativa que um plano de negócios, o Canvas usa prioritariamente a lógica, ajudando a organizar e definir ideias, mostrando, assim, como gira sua organização.

Como funciona essa ferramenta?

Para montar o Business Model Canvas, sugere-se seguir a seguinte ordem:

  1. Proposta de valor: Antes de mais nada, é preciso definir o produto/ serviço e o valor final para clientes. Pense no valor, na razão ou no motivo pelo qual os clientes se interessam e se convencem a adquirir seu produto/ serviço;
  2. Segmento de clientes: Defina, então, quem são os clientes que pretende atender. Qual é o perfil específico? Como estão agrupados? Onde estão localizados? Há uma necessidade comum?
  3. Canais: Estabeleça como os produtos serão conhecidos, como chegarão aos clientes e como eles irão interagir com seu negócio;
  4. Relacionamento com clientes: Determine como fazer para conquistar e manter uma boa relação com seus clientes, afinal, eles são seu target;
  5. Receitas: Estipule quanto se pagará pelos produtos e quais formas de pagamento serão disponibilizadas;
  6. Recursos principais: Relacionar os recursos necessários para realizar a proposta de valor, para fazer o negócio funcionar;
  7. Atividades principais: Relacione, então, as ações necessárias para que se efetive a realização da proposta de valor;
  8. Parcerias principais: Identifique seus fornecedores e parceiros, pois eles são importantes para apoiar a realização da proposta de valor;
  9. Estrutura de custos: Designe quanto e o que vai ser gasto para realizar sua proposta de valor.

Benefícios de fazer o exercício Canvas

Um dos fatores mais importantes aqui é visualizar a totalidade do seu negócio, organizando graficamente as ações para cada etapa. Porém, há outros elementos aos quais os empreendedores devem dar atenção, principalmente no caso de empresas iniciantes, como, por exemplo, a segmentação de clientes: é fundamental que você defina muito bem essa área. Na realidade, este deve ser o primeiro passo quando se começa a elaborar um modelo de negócio. Observe:

  1. Cole a tabela Canvas na parede e, para cada novo segmento de público, coloque uma cor de post-it diferente. Assim, você consegue identificar propostas de valor específicas para um cliente, que é diferente do outro.
  2. Na linha oferta de valor, insira o que vai fazer diferença para a vida do cliente: pense, por exemplo, em um travesseiro. Você pode, a princípio, achar que se trata de funcionalidades ou aparência, vantagens perante a concorrência etc. Porém, a proposta de valor é o que o produto realmente proporciona.

Por que criar um Canvas?

Além de ter se tornado uma ferramenta de organização, o Canvas ajuda a tirar as ideias do papel, auxiliando no planejamento de um negócio de sucesso de forma simples. Além disso, ele oferece a oportunidade de visualizar insights durante o processo.

As próximas linhas de preenchimento estão relacionadas a quatro áreas básicas da construção de um negócio: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. Isso mostra que o Canvas é, de fato, uma ferramenta estratégica de gerenciamento, podendo, também, ser usado em busca de melhores resultados e ampliando a visão de negócio.

O Business Canvas permite a visualização do seu negócio tanto por você quanto pela equipe – que, aliás, pode fazer parte efetivamente do processo de construção -, ajudando cada um a entender o seu papel no negócio.

Como criar um Canvas?

Para preencher sua tabela, siga os seguintes passos:

  1. Complete o item “Proposta de valor”;
  2. Em seguida, complemente “Segmentos de mercado” – Por serem itens mais claros e fáceis de visualizar, são fundamentais para o restante do modelos;3 – Assim, os quadros seguintes, serão estruturados de forma simples, direta e objetiva: é preciso salientar que esse modelo não tem intenção de ser definitivo, já que sua função é permitir um formato que esteja em constante mudança – e sua evolução seja contínua e gradual.

O quadro de ideias do Canvas indica o panorama geral da sua empresa e, principalmente, qual é o seu conceito de negócio.

• Proposta de valor – Definir o produto ou serviço e o valor para os clientes. O valor, a razão ou o motivo pelo qual os clientes se interessam e adquirem os produtos e serviços.  • Segmento de clientes – Definir quem são os clientes que se pretende atender. Eles têm um perfil específico? Como estão agrupados? Onde estão localizados? Há uma necessidade comum?  • Canais – Definir de que forma os produtos serão conhecidos, como chegarão aos clientes e como os clientes irão interagir com o negócio.  • Relacionamento com clientes – Definir como fazer para conquistar e manter uma boa relação com os clientes.  • Receitas – Definir como e quanto se pagará pelos produtos.  • Recursos principais – Relacionar os recursos necessários para realizar a proposta de valor, para fazer o negócio funcionar.  • Atividades principais – Relacionar as ações necessárias para a realização da proposta de valor.  • Parcerias principais – Identificar fornecedores e parceiros para apoiar a realização da proposta de valor.  • Estrutura de custos – Levantar o que vai ser gasto para realizar a proposta de valor.

Como preencher um Canvas?

A verdade é que não há uma teoria concreta para isso, já que a ferramento não requer habilidades avançadas em estratégia de negócios. Assim, não há a necessidade de processos custosos ou muito longos: o modelo mostra de forma clara como contribuir para o crescimento do negócio, e esse processo ajuda a entender como outras pessoas percebem seu valor.

O uso de post-its facilita a visualização e o entendimento, mas, se preferir, existem também ferramentas online: Nesse formato, a criação fica mais dinâmica e é possível explorar a criatividade das pessoas ao esboçar, discutir ideias e analisar os itens.

Curso Start ensina como montar o seu modelo de negócios

Pensando em te ajudar nesse processo de tirar seu negócio do papel,o meuSucesso preparou a série “Start”: Ela auxilia quem quer ver sua ideia decolar. quem guia esse processo é Marcelo Pimenta, professor na ESPM, especializado em Marketing e com mestrado em planejamento estratégico.

O objetivo da série é oferecer a você as ferramentas necessárias para iniciar seu próprio negócio, observando, antes disso, detalhes que vão desde o propósito e valor da empresa até como buscar um sócio e fazer as primeiras vendas.

O conteúdo também é bastante importante para empreendedores já experientes e consolidados, que desejam revisitar alguns conceitos importantes para sua empresa.

Gostou do conteúdo? Assine nossa news letter para não perder nenhuma novidade. Textos novos toda semana!