Rogério Salume revela como criou um modelo de negócio acessível a todos e com o intuito de tornar o vinho mais próximo de todos os tipos de públicos



O sonho de todo empreendedor é ver o seu negócio decolar e construir um legado, ter história para contar, mas também muito chão e um futuro próspero em vista. Rogério Salume, fundador da Wine, maior loja online de vinhos da América Latina, viu a empresa tomar grandes proporções ao ponto de possuir mais de dois mil rótulos em seu catálogo e entregar mais de oito mil pedidos por dia.

Pensamento grande desde o começo

Rogério sempre almejou criar um negócio de alto impacto, seu objetivo sempre foi atender o Brasil todo. Hoje, a ambição continua e o objetivo é se tornar uma empresa global, que atenda diversos países, levando o conceito brasileiro de fazer negócio, tornando-se referência de empresa nacional com atuação mundial.

Democratização do vinho

Um dos conceitos por trás do modelo de negócio da Wine sempre foi o de democratizar o acesso ao vinho no Brasil. Com a proposta do Clube Wine, a empresa criou diversos pacotes, com preços acessíveis, com o intuito de atender diversos tipos de consumidores e, inclusive, criar recorrência. O formato é bem simples, por um valor fixo por mês, o cliente adquire um pacote e irá receber mensalmente uma seleção de vinhos adequada ao plano que ele pagou. Além disso, o cliente ganha desconto em diversos rótulos disponíveis no site.

Esse método foi essencial para a empresa porque além de fidelizar o cliente ainda estimula que ele compre mais produtos no site ao entregar o desconto aos assinantes do Clube Wine.

A empresa também tem um trabalho contínuo e importante que envolve a criação de uma revista que sempre acompanha os pacotes entregues nesse clube de benefícios. Nessa publicação há diversas notícias e conteúdos com o intuito de explicar melhor o universo do vinho, trazer curiosidades sobre harmonização, receitas e que tipo de vinho combina com determinada ocasião. Percebe-se um esforço por parte do negócio em gerar todo esse universo acessível e agradável para seu público.

Iniciativas de inovação e o Wine Labs

Há três anos, o Wine Labs foi desenvolvido com o intuito de ser uma parte da empresa voltada a inovação com o objetivo de fazer pesquisas para conhecer o comportamento do consumidor, criar ferramentas e analisar os dados para entender como a empresa pode seguir adiante e continuar inovando.  “Eu não tenho medo de aparecer um novo conceito de negócio. Tenho mais medo de perder a capacidade de inovação, de me relacionar e gerar experiências diferentes aos clientes. O Wine Labs procura entender e criar oportunidades e avenidas totalmente disruptivas para continuarmos navegando nesse universo do online, fazendo coisas distintas”, comenta Rogério.

Diversificação do negócio

Com 10 anos de vida, a Wine se tornou o maior e-commerce de vinhos da América Latina, diversificou sua atuação criando diversos serviços voltados a nichos, como a Wine2b especializada em atender restaurantes, hotéis e grandes companhias, e entrou para a lista das 50 empresas mais inovadoras do Brasil, ficando em 7º lugar, de acordo com o levantamento realizado pela consultoria DOM Strategy Partners.

Além disso, a empresa tem diversos projetos relacionados à atuação em outros segmentos do mercado de bebidas. O intuito é aumentar o alcance da marca sem deixar amissão principal de lado, que é estar presente em momentos de prazer e comercializar produtos que potencializem essas situações, como é o caso do vinho, da cerveja artesanal e do espumante, normalmente consumidos para comemorar ocasiões especiais.

Foi assim que surgiu também a Wbeer que é uma webstore de cervejas que seleciona, indica e entrega rótulos do mundo todo nos quatro cantos do Brasil. O objetivo é expandir a atuação da empresa e consolidar a presença como um e-commerce de bebidas. “Tem uma tese de negócio que é baseada na harmonia e integração de produtos e momentos de consumo similares. Por exemplo, você vai receber alguém em casa e serve uma comida bacana, começa pela cerveja depois pelo vinho. O nosso foco é criar momentos de prazer em torno desses produtos e que tenham uma interconexão muito clara. Quem toma um vinho, normalmente toma uma cerveja gorumet, consome um bom azeite. E pudermos embalar tudo isso num box especial e entregar é para onde estamos seguindo”, comenta Rogério.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.