Aprenda com nosso guia a fazer o diagnóstico da sua empresa e saber em que momento ela está


Desenvolver um negócio próprio requer mil e uma habilidades para cuidar de todo o processo, que geralmente vai do planejamento ao projeto de expansão. Para desenvolver produtos vendáveis, porém, é necessário mais do que apenas elaborar estudos de mercado antes da abertura da empresa, mas também ouvir o que os clientes têm a dizer, corrigir as falhas durante a execução do negócio e criar soluções conforme as necessidades do mercado consumidor.

No entanto, para apresentar soluções adequadas é necessário realizar o diagnóstico do seu negócio, identificando problemas e organizando melhor as mudanças que devem ser realizadas.

Então, como fazer o diagnóstico do seu negócio?

Descubra quem é seu cliente

Isso pode ser identificado através das Personas. Trata-se de perfis fictícios que ilustram, além dos dados demográficos, os aspectos comportamentais de um grupo (neste caso, clientes).

Para construir personas é necessário primeiramente desenhar hipóteses de personas. Após isso, validar as hipóteses por meio de entrevistas, objetivando conhecer melhor o seu público e os seus clientes. Por fim, eleger a persona principal.  Isso possibilita que você resolva questões existentes e primordiais de clientes reais.

Lembre-se sempre de falar a língua do cliente através de uma comunicação clara, específica e eficiente.

Descubra quais os problemas do seu cliente

Inicialmente é necessário desenhar as hipóteses de problemas com base em adversidades passadas, já superadas ou não.

Após isso, a opção mais sensata envolve a validação das hipóteses com os seus entrevistas por meio de entrevistas.

Por fim, eleger a dor mais aguda (principal), que tem maior importância e, por isso, deve ser resolvida mais rápida, a fim de causar um maior impacto no negócio.

Quer um exemplo?

A empresa Contabilizei oferece serviços de Contabilidade de forma fácil e econômica (problemas solucionados = alto custo da contabilidade tradicional e serviços muito burocráticos), para clientes de pequenas e médias empresas (identificadas através da criação de personas e análise do seu público).

A partir da elaboração da persona e da lista de problemas apontados pelos seus clientes já é possível partir para a resolução dessas questões e, assim, oferecer mais e melhores opções ao público.

Uma técnica bastante eficaz no processo de criação de produtos e serviços mais adequados é o Design Thinking, um conjunto de práticas e processos que propõe uma nova abordagem aos problemas e foca quase que exclusivamente na experiência do consumidor ou do público alvo, em um processo de inovação não linear.

Você pode conferir o conceito de Design Thinking de forma mais abrangente aqui no meuSucesso.

Relembramos que este material faz parte da primeira aula do curso Steps, realizado em parceria entre a Aceleradora ACE e o meuSucesso.com. A aula é apresentada por Luis Gustavo Lima, Head do programa de aceleração da ACE. Acesse o Guia Completo de Diagnóstico do Negócio e aprenda com as dicas de um dos maiores especiliastas em inovação.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.