A ausência de dinheiro não é o fim do mundo


A falta de capital inicial, muitas vezes, é visto por empreendedores como o principal entrave à criação de um negócio. E, de fato, sem grana, é difícil iniciar um empreendimento. Dependendo do projeto, do tipo de negócio e do setor em que se vai atuar, isso pode ficar ainda mais complicado. Mas a ausência de dinheiro não é o fim do mundo. Existem maneiras de tirar sua ideia do papel sem você ter um centavo no bolso.

Durante o episódio 4 do Estudo de Caso de Facundo Guerra percebemos o quanto o empreendedor se aproveitou da falta de dinheiro para investir em métodos diferenciados, baseando-se principalmente na criatividade, para criar um negócio que demonstra qualidade no desempenho. Muitas vezes a falta de dinheiro serve apenas como uma desculpa para você não realizar o que quer.

Pensando nisso, nossa equipe separou algumas alternativas para lidar com a falta de dinheiro:

Faça dinheiro

Se você tem um projeto em que acredita e vê nele grande potencial, mas não tem a grana necessária para iniciá-lo, faça dinheiro com outro negócio mais simples e menos dispendiosos. Lucre, faça uma boa reserva e use o dinheiro gerado para impulsionar sua grande iniciativa. Isso pode fazer com que sua caminhada se torne um pouco mais longa, mas é um caminho.

Encontre alguém com dinheiro

Existem hoje muitos investidores interessados em aplicar dinheiro em negócios que possam lhe render bons frutos no futuro. E eles podem ser uma alternativa para você. Faça um bom plano de negócios e leve até essas pessoas. Se sua ideia e, principalmente, sua capacidade de desenvolvê-la convencerem, a grana vai ser liberada. Lembre-se, no entanto, que nenhum investidor vai fazer caridade. 

Ao colocar dinheiro no seu projeto, ela vai querer em troca uma fatia dele. E aí tenha cuidado para definir bem qual a proporção que você vai ceder. Não são raros os casos de empreendedores que acabam abrindo mão de uma parcela muito grande do negócio que sonharam e trabalharam para concretizar.

Firme parcerias

Outra maneira de criar um negócio sem grana é compartilhando seu sonho com outros sonhadores em parcerias ganha/ganha. Outros empreendedores podem ter o que você precisa. E você pode ter o que eles precisam. Vocês podem, então, somar forças. De maneira pragmática, isso pode se dar no compartilhamento de escritórios, na troca de serviços, no intercâmbio de conhecimentos (indicação de fornecedores, técnicas etc.), entre outras coisas.

E então: vai ficar aí usando a falta de grana como desculpa ainda? Facundo Guerra fez da falta da grana uma maneira de ter abundância em criatividade. Confira tudo isso no episódio 4  do case do empreendedor.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.