O centro do modelo é por onde se deve começar


O Business Model Canvas se converteu nos últimos anos numa das principais ferramentas utilizadas pelos empreendedores de alto impacto no processo de planejamento e estruturação de seus negócios. Pensando nisso, um dos módulos do Start, programa de empreeendedorismo do meuSucesso.com, foi dedicado especificamente a ensinar como montar o modelo.

Aqui, elencamos alguns passos ensinados por Marcelo Pimenta, professor do curso:

Por onde começar?

O centro do modelo é por onde se deve começar. O quadro maior que fica nesse espaço é dedicado à proposta de valor, que vai orientar, dar base a todo o restante do processo.

E o que vem depois?

Logo após a proposta de valor, você deve preencher o quadro ao lado, dedicado ao segmento de clientes, que é a primeira fonte de geração de valor.

Iniciando a entrega

O quadro seguinte é o de canais, que é por onde acontece a entrega de valor. Essa etapa é fundamental, pois vai definir a maneira como você vai, literalmente, “colocar seu negócio na rua”.

Finalmente, as receitas

A última fase do lado direito do Canvas é o bloco dedicado às Receitas. Lá você vai tratar das entradas e a forma como vai atuar para que o dinheiro comece a aparecer.

Fechando o processo

O lado esquerdo do Canvas é dedicado aos recursos, às atividades e às parcerias-chave. Nessas etapas, você vai tratar de processos executivos e deve atenta-se para um “detalhe” importante: a geração de custos. O bloco inferior do lado esquerdo deve ser dedicado a essa questão.

A recomendação é você preencher os quadros com post-its, para que tenha liberdade para ajustar o preenchimento ao longo do processo.

Neste vídeo abaixo, você confere como é montar o Canvas de Valor, um exercício semelhante e que complementa o Business Model Canvas.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.