O assunto foi o tema da FirstClass desta semana


Seja para conseguir uma colocação profissional ou uma oportunidade de negócio, networking é fundamental. Criar, manter e saber como recorrer à sua rede de contatos quando necessário é fundamental para seu crescimento e o da sua empresa. O assunto foi o tema da FirstClass desta semana, que foi conduzida por José Augusto Minarelli, conselheiro de carreira especializado em outplacement de executivos e fundador da Lens & Minarelli.

Minarelli desta que, para profissionais, o networking é a principal forma de conseguir acesso a oportunidades no mercado de trabalho, seja ingressando, transitando de uma posição/empresa a outra por iniciativa própria ou voltando (em caso de perda de emprego).

"Se você tem relacionamentos de valor, se você tem crédito junto às pessoas que você conhece, você tem apresentações, informações, colaborações, convites, recomendações, tempo das outras pessoas", ressalta o especialista.

Minarelli explica que, para as empresas, o acesso a uma boa rede de contatos também é importante para chegar aos melhores talentos. Muitas vezes, é um parceiro ou um colaborador que tem a melhor indicação para uma vaga específica. 

Conseguindo oportunidades de negócios

As mesmas regras citadas acima valem para empreendedores, na gestão de suas empresas. Eles precisam construir uma rede orgânica e cultivá-la com dedicação. Isso é decisivo, seja para lançar um empreendimento, expandi-lo, fechar um negócio, conseguir um parceiro ou fornecedor etc.

A metáfora da pesca

Para ambas as situações – buscar emprego ou fechar negócios – Minarelli cita uma metáfora que é bastante pertinente e ressalta a importância de uma boa rede de contatos. É a metáfora da pesca, que diz o seguinte: se você não tem uma boa gama de contatos, é alguém que está pescando com vara. E num mar vasto (mercado) com poucos peixes (oportunidades restritas), as chances de resultado são bem menores. Ir à pescaria com uma rede em vez de uma vara será mais eficiente.

Driblando a crise

É comum relacionar as situações de crise a demissões e, consequentemente, baixas nas oportunidades. Mas, de acordo com Minarelli, isso não é verdade. Segundo ele, nas crises, "as oportunidades existem e podem ser muitas", afirma. 

Aproveitar essas oportunidades vai depender do networking. "Elas, geralmente, estão escondidas, circulam de boca em boca. Tomar conhecimento delas depende de estar conectado a uma boa rede", explica.

Acesse o link a seguir e veja a íntegra da aula: https://meusucesso.com/conhecimento/cursar/first-class-15/?aula=97

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.