Empreendedorismo

Como os bloqueios ao Whatsapp impactam os empreendedores brasileiros

20/07/2016 • por meuSucesso .com

Um dia inteiro sem o aplicativo pode significar perdas significativas de receita, clientes insatisfeitos, aumento de custos, entre outras coisas que o empreendedor tem que ficar atento

Nos últimos meses, o Whatsapp – que pertence ao grupo do Facebook – vem travando uma verdadeira guerra com juízes de primeira instância do Brasil. Do lado da Justiça, a alegação é de que a dificuldade de acesso a dados de usuários no aplicativo atrapalha investigações e favorece a impunidade. A empresa se defende dizendo que tudo que faz é proteger, de forma genérica, a privacidade de seus usuários.

Independente de quem esteja certo ou errado nessa nessa disputa, o fato é que as decisões de bloqueio do serviço no país afetam muita gente sem nenhuma relação com o problema que o motivou. A Justiça se ampara no Marco Civil da internet, que prevê o bloqueio de serviços que dificultarem investigações. Mas a mesma lei diz também que é proibido restringir o acesso do usuário a um site específico ou aplicativo.

Para os empreendedores, o ponto que mais interessa nisso tudo é que os sucessivos bloqueios podem prejudicar seus negócios. As pessoas estão conectadas 24h à internet através do aplicativo e as organizações aderiram massivamente a ele como instrumento de atendimento ou mesmo de vendas. E isso de pequenos negócios a grandes empresas.

Um dia inteiro sem o aplicativo pode significar perdas significativas de receita, clientes insatisfeitos, aumento de custos, entre outras coisas.

A expectativa do Whatsapp é encontrar uma solução definitiva e entrar em acordo com a Justiça o mais rápido possível. Mas para você, empreendedor, fica a lição: o cenário pode mudar a qualquer instante e você precisa estar pronto para buscar alternativas.

Comentários