Durante os anos, a evolução tecnológica trouxe uma mudança drástica e foi preciso se adaptar às novas tecnologias


A evolução tecnológica é algo que todos nós teremos que lidar, seja como consumidor, colaborador ou empreendedor. Nos dias de hoje, novas tecnologias e tendências surgem a todo momento e temos que nos adaptar a isso para não ficar para trás.

Além disso, com a inovação, diferentes demandas vão surgindo e até são criadas pelo mercado que vê a oportunidade de suprir uma necessidade que não é atendida.

Pensando nisso, nossa equipe preparou uma matéria especial que traz um pouco de toda a evolução tecnológica em relação às mídias de vídeo e como isso movimentou toda uma indústria e, inclusive, foi responsável pela mudança das tendências. Confira:

Super-8 é o avô do VHS e do DVD

Para quem não sabe, o Super-8 é o nome que se dava às fitas gravadas em poliéster (material que substituiu o acetato) com largura de oito milímetros. Resistentes e de alta qualidade, elas surgiram antes do VHS e são consideradas as avós do DVD.

Até o começo dos anos 80, período em que o VHS começava a se popularizar, quem quisesse assistir filmes em casa tinha como opção comprá-los nessa configuração e usar um projetor que exibia imagens na parede.

VHS: a era das locadoras e dos grandes clássicos do cinema

Quem tem menos de 20 anos provavelmente não vai lembrar do VHS ou mais conhecido como vídeo cassete.

Para muitos jovens essa palavra pode soar estranho, já para os mais velhos esse termo pode causar grande nostalgia ao relembrar uma época bem distante em que era preciso rebobinar (muita gente achou que essa palavra nem existia mais, né?) a fita cassete.

Essa foi a época de ouro em que as locadoras começaram a aparecer aos montes a cada esquina e os filmes começaram a se popularizar.

Diversos clássicos do cinema surgiram nessa época e as suas fitas cassetes se tornaram objeto de colecionador. Essa foi a época em que a Disney se popularizou ainda mais com as fitas de seus desenhos animados que, na época, viraram febre entre as crianças.

O primeiro vídeo cassete surgiu na década de 70, porém o tempo passou (pois é, passa pra todo mundo) e no final dos anos 90 ele se viu ultrapassado ao surgir o DVD.

Era mais uma era acabando, uma nova adaptação de mercado dando início e novos negócios surgindo. Inclusive, momento em que a pirataria começou a surgir em peso dificultando muitos negócios.

DVD: a pirataria tomou conta e influenciou a vida de clientes e empreendedores

O DVD provocou uma grande mudança tanto para usuários quanto para empreendedores, como por exemplo, produtoras e distribuidoras de filmes. Os aparelhos de DVD surgiram a partir de 1995 e ditaram tendências influenciando a vida de muita gente.

A revolução tecnológica que ele trouxe foi extremamente significante para o mercado e os consumidores. A qualidade de áudio e imagem aumentaram significament e, não era mais preciso esperar horas para rebobinar as fitas cassetes.

Essa época foi um momento de adaptação para todos nósporque tudo começou a mudar rapidamente e diversas tendências surgiram ao mesmo tempo e paralelamente.

As locadoras ainda estavam consolidadas, porém tiveram que lidar com a crescente ascensão da pirataria que encontrou nos DVDs uma forma rápida e barata de conseguir lucro com preços baixos, que dificultavam a vida das “blockbusters”.

Os empreendedores mais sagazes souberam se aproveitar da situação, outros não conseguiram evitar a falência.

A ascensão da internet

Em plena Guerra Fria, a Internet foi criada em 1969 pelos EUA com o nome Arpanet para atender interesses militares e promover uma comunicação segura e rápida que assegurasse o envio de informações mesmo em caso de bombardeios.

O tempo passou e ela foi se popularizando, primeiro ganhando espaço no meio acadêmico, posteriormente se tronou um produto comercial e empresas provedoras de acesso à internet começaram a surgir de maneira significativa a partir do século 21.

Graças ao rápido crescimento da Internet milhares de pessoas tiveram acesso à informação, o que foi um grande marco da globalização. Hoje, ao redor do mundo estão conectados mais de 3,2 bilhões de internautas pelo globo. Em 2000, eram apenas 400 milhões.

Toda essa revolução permitiu que diversos serviços surgissem, como por exemplo compartilhar vídeos pela internet e plataformas como Youtube, Netflix, Amazon On Demand fossem criados para suprir uma demanda cada vez maior: a de compartilhar informações e conteúdo em formato multimídia.

Youtube: o surgimento dos vídeos on demand

Você sabe o que significa o termo vídeo on demand? Um exemplo clássico deste tipo de mídia é o Youtube. O site de vídeos da Google é um dos melhores exemplos de como funciona esta transmissão.

Antigamente para assistir a um vídeo era preciso fazer o download, esperar muito tempo para carregar e só depois assisti-lo.

O vídeo on demand é aquele que permite a você assistir ao filme na mesma proporção que ele é carregado, podendo parar, retroceder, avançar e assisti-lo quantas vezes quiser. Isso é possível porque os arquivos ficam armazenados em servidores.

Fazem pouco mais de 10 anos, em 2005, que o primeiro vídeo foi postado no Youtube por um de seus fundadores. Hoje, muitos outros serviços possuem se utilizam de vídeos on demand para proporcionar mais conforto aos seus clientes, como é o caso da Netflix.

Samba Tech: líder da América Latina em vídeos on demand para o segmento corporativo (B2B)

A Samba Tech surgiu em 2004 e a rápida ascensão dos meios digitais a fizeram pivotar, ou seja, mudar o rumo dos negócios e especializar-se em se tornar uma das maiores empresas em proporcionar soluções em vídeos para seus clientes.

A empresa atende o segmento corporativo e negócios que necessitam alocar vídeos em seus sites ou espalhar e disseminar produções multimídia por meio de suas redes de comunicação interna, como por exemplo a intranet.

A Samba Tech presta atendimento, inclusive, a corporações que disseminam seus conteúdos por meio da educação a distância. Entre os diversos clientes da empresa estão a Globo, SBT, Kroton, Abril. Tim, Oi, Estácio e muitas outras.

Conheça Gustavo Caetano

Neste mês você pode conhecer pessoalmente o fundador da Samba Tech. Com um pouco mais de 30 anos, ele já conquistou o mercado digital e inovou 

O empreendedor vai participar de nossa pré-estreia nas salas de cinema da Cinépolis do Shopping JK, no dia 29/02 às 20h30! Nós vamos contar a história da Samba Tech por meio de um documentário cinematográfico e exclusivo produzido especialmente para o evento.

Além disso, Sandro Magaldi, CEO do meuSucesso.com, vai bater um papo com o Gustavo e, ao final, os participantes poderão tirar fotos e conversar com o empreendedor. Oportunidade imperdível, né? Abaixo, confira mais infos.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Pré-estreia do Estudo de Caso de Gustavo Caetnao – garanta a sua vaga.

Local: Sala Cinépolis, Shopping JK Iguatemi, São Paulo, SP

Data e horário: 29/02 · 20h30

Preço para Assinante: R$ 99,90

Preço para não-assinante: R$ 149,90

O que são as pré-estreias dos Estudos de Caso? O meuSucesso.com, em parceria com a rede de cinemas Cinépolis, realiza pré-estreias de produções cinematográficas com toda a qualidade das telas IMAX. Você vivencia a trajetória de grandes empreendedores nacionais com todo o conforto que o cinema pode proporcionar.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.